O Perfil dos jovens que as empresas estão contratando

2013-06-19 11:55:42

As empresas contratam jovens que saibam entregar mensagens a Garcia.

Quando irrompeu a guerra entre a Espanha e os Estados Unidos, no final do Século 19, o que importava aos americanos era comunicar-se rapidamente com o chefe de um grupo de revoltosos, Garcia, que se encontrava em uma fortaleza em algum ponto ignorado no interior do sertão cubano. Naquela época e naquelas circunstâncias, era impossível comunicar-se com Garcia pelo correio ou pelo telégrafo.

Assim, o presidente dos Estados Unidos chamou um certo Rowan e lhe confiou uma carta com a incumbência de entregá-la a Garcia. Rowan tomou a carta e após três semanas estava do outro lado da ilha de Cuba. Não perguntou onde Garcia estava. Simplesmente cumpriu a incumbência.

O mundo se tornou globalizado e fortemente competitivo. Não há mais fronteiras para realizar negócios. Qualquer empresa em qualquer ponto deste planeta, desde que conte com competência suficiente, poderá oferecer seus serviços ou produtos em condições reais de vencer a parada.

Esse cenário é a realidade de quem está ou de quem quer estar participando desse jogo extremamente veloz, ou seja, é preciso estar atento e agir rapidamente em função das mudanças de ambiente, de tecnologia, de competidores, de produtos ou da entrada de novos produtos ou competidores.

Quando o jovem vê chegada sua hora de sair para o mercado de trabalho, se quiser obter sucesso em sua busca de seu primeiro emprego precisa ter em mente algo que não se ensina nas escolas: será necessário possuir profissionalismo para avançar, com êxito, nesse tortuoso caminho. 

Entende-se por profissionalismo a capacidade do jovem de estar "antenado", acompanhando, com interesse e determinação, o que acontece no mundo que possa ter relação com o seu futuro profissional. Empresas não querem jovens alienados, desconectados do mundo que fará parte de suas vidas por dezenas de anos.

Jovem antenado busca informações, atualiza-se com tendências do mundo empresarial e com os movimentos das oportunidades. Sabe que além de bom preparo técnico, necessitará de habilidades que possivelmente assumirão importância estratégica para sua permanência no mercado de trabalho, como competência para falar e escrever, saber e gostar de trabalhar em equipe, capacidade para o relacionamento interpessoal, além de uma adequada inteligência emocional para suportar pressões e o ambiente estressante e altamente competitivo próprio do mundo das empresas.

Jovem antenado tem atitudes altamente positivas e muito valorizadas pelas empresas, conhecidas como confiança, coragem, determinação, cooperação e conduta ética.

Assim, o jovem estará em condições de entregar mensagens a Garcia que lhe serão confiadas ao longo de sua carreira profissional.

Não há como evitar isso no mundo globalizado, sendo fundamental, então, saber fazer entregas.

Texto de Ruy Leal - Superintendente do Instituto Via de Acesso