Você gostaria de entender melhor os seus clientes e assim, vender mais?

Conhecer os diversos tipos de clientes é o primeiro passo para uma venda bem-sucedida. Quando você começa a entender como o seu cliente funciona, aumenta as chances de ter uma comunicação eficiente e persuasiva. Podemos simplificar assim: se você não conhecer todos os tipos de clientes, como venderá o seu produto para cada um deles? Porém, não se trata apenas de entender com qual tipo de pessoa se está lidando. A forma como o cliente recebe a nossa mensagem (e reage a ela) determina toda a negociação a seguir. Por isso, entender as necessidades individuais e dores da maioria dos tipos de clientes é buscar formas para entregar valor a eles. É super importante que você entenda que existirão diversos tipos de consumidores na sua empresa. Você terá clientes que serão grosseiros, apressados e insatisfeitos, independente do que você faça. Da mesma forma, terá clientes decididos e inteligentes. Não tem como prever quais tipos de clientes entrarão pela sua porta, mas é possível se prevenir e criar métodos para atender bem cada um deles.
Aprenda como utilizar certas frases que vão atrair clientes e aumentar suas vendas - Leia nosso post completo aqui! Entenda em nosso post completo como a psicologia por trás do consciente pode te ajudar a duplicar as suas vendas!

A importância de se antecipar e mapear os tipos de clientes

Mais do que isso, é necessário mapear os tipos mais comuns de clientes e, estrategicamente, pensar de forma antecipada em como lidar com eles. Neste post, você aprenderá a se antecipar, e na melhor forma de lidar com todos os tipos de clientes (12, no total). Exploraremos, caso a caso, qual o "problema" gerado por cada cliente na hora da venda, e como resolvê-lo simplesmente gerando valor para ele! No final, você estará apto a lidar com praticamente qualquer tipo de consumidor que comprar na sua empresa, sempre de forma estratégica e inteligente! Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, deixe abaixo nos comentários. Boa leitura!

Mapeando os tipos de clientes, antes de começar a atendê-los.

Antes mesmo de começarmos a vender algo é necessária uma observação do cliente, e da situação. Isso se chama mapeamento de cliente! Quando falamos em mapear os tipos de clientes, é algo bem simples: se trata de gerar técnicas para entender suas necessidades, antes de começar a vender para ele. Falamos muito aqui no blog sobre a importância da linguagem corporal nas vendas e nas negociações, mas nesse caso não é necessária nenhuma PNL ou qualquer outra técnicas de linguagem corporal. Analise sempre o seu consumidor, fazendo algumas perguntas, como: ele demonstra ser ansioso e fica perguntando diversas coisas sobre o produto? Ele está calmo e quer saber mais sobre preços do que sobre outras informações técnicas? Uma vez que você o tenha observado, tente classificar o cliente em um dos aspectos abaixo:

Cliente indeciso

Sabe aquele que pede mil roupas antes de escolher uma, ou que quer ver mil apresentações antes de escolher uma opção específica? Esse é o cliente indeciso! É um dos tipos de clientes mais comuns no dia a dia. Problemas que esse cliente traz: Indecisão na hora da compra / Constante mudança de opinião / Dificuldade na escolha final do produto Como agregar valor para ele: Pode parecer um pouco absurdo, mas tente forçar um pouco a sua escolha, delimitando suas opções. Por exemplo: se ele escolheu 10 pares de sapatos, fale que achou apenas 5 bons (aqui você já delimitou as opções na metade). Desses 5, diga que gostou mais de 2 pares. Desses 2, sugira o que ficar melhor no cliente. Quando você reduz as opções, a tendência é que ele acabe escolhendo finalmente.

Cliente confuso

Esse cliente pode ser um problema, pois ele não tem muita ideia do que precisa, quer ou vai comprar. Às vezes ele nem sabe se vai realmente comprar algo. Ele entra na loja, ou em contato pelo site da sua empresa, e demonstra um vago interesse em algo que você oferece. Problemas que esse cliente traz: Falta de clareza quanto às necessidades e preferências / Indecisão na hora da compra. Como agregar valor para ele: Esse tipo de cliente parece muito com o "indeciso". A diferença é que o indeciso pelo menos conhece algumas das opções possíveis, enquanto o confuso não. Tente sempre dar um panorama geral da sua empresa, falar um pouco sobre seus produtos e conversar com ele. Com certeza, em algum momento ele vai soltar alguma informação importante sobre o que ele quer, ou realmente precisa. Daí você pode encaminhá-lo para as opções mais próximas de seus desejos. Esse é um dos tipos de clientes que necessitam quase de uma mentoria antes da compra. Seja esse mentor para ele, e com certeza ele verá o valor no seu atendimento.

Cliente atento

O cliente atento sempre vem com uma pergunta nova. A principal característica desses clientes é: questionar, perguntar e argumentar como se não houvesse amanhã. Problemas que esse cliente traz: Necessidade de um alto nível de conhecimento para vender para ele / Questionamentos técnicos, conceituais, sobre o preço e sobre a empresa / Demora no fechamento de venda. Como agregar valor para ele: Não tente enganá-lo, ele provavelmente sabe tanto quanto, ou até mais que você sobre o seu produto. O que deve ser feito é responder todas as perguntas com calma, mas sempre levando o cliente para o fechamento. Independente do que for perguntado, você pode terminar falando algo como: "E é por isso que nosso produto é uma oferta perfeita para você levar agora". Lembre-se: responda todas as perguntas, mas sempre o encaminhe para fechar a venda.

Cliente decidido

Esse é um dos tipos de clientes que mais gostamos. São os clientes que sabem o que querem. Eles trazem informações sobre seus desejos para dentro das empresas, na expectativa de serem saciados. Eles sabem o que querem, e querem agora! Problemas que esse cliente traz: Eles querem tudo para ontem / Só serve se for AQUELE produto / Eles já tomaram a decisão antes de entrar na loja. Como agregar valor para ele: Se o cliente quiser um produto ou serviço que estiver indisponível, tente entender (rapidamente) se outras opções são viáveis para ele. Se forem, faça demonstrações  rápidas e autoexplicativas sobre o que está vendendo.

Cliente nervoso

Dentro de setores de telemarketing, existem dois tipos de clientes: os nervosos e os grosseiros. Veremos primeiro sobre os nervosos. Esse cliente é extremamente irritado. É mais provável encontrá-lo em algum setor de atendimento ao cliente. Vamos montar o exemplo em cima de uma situação de SAC. Problemas que esse cliente traz: Insatisfação com o produto / Busca pelo dinheiro de volta / Sem abertura para conversas ou negociações Como agregar valor para ele: A primeira ação a ser feita é desarmá-lo. Tente conversar com ele com calma e entender porque ele está tão irritado com a situação. Mostre que você está do lado dele, e que vai ajudá-lo na resolução do problema. Eventualmente ele se acalmará, e você conseguirá ter uma conversa normal sobre o ocorrido.

Cliente grosseiro

Da mesma forma do cliente nervoso, o cliente grosseiro está estressado com a sua empresa ou produto. Ele provavelmente será grosseiro intencionalmente por estar chateado com vocês. Problemas que esse cliente traz: Falta de educação com o vendedor / Sem abertura para conversa / Ele não vai te ouvir até não estar mais chateado. Como agregar valor para ele: A única solução para começar a ser ouvido é pedir desculpas a ele. Mostre que, independentemente da situação que ele se encontra, a sua empresa se sente arrependida de ter posto ele nessa situação. Trate ele com o dobro da educação que trataria outro cliente. Apenas com esse tratamento reverso e intensivo que será possível "quebrar a grosseria dele", e começar uma conversa em algum momento.

Cliente crítico

Esse cliente vai querer demonstrar que sabe mais do que você. Talvez ele se exibirá e mostrará um comportamento um pouco egocêntrico, dificultando o andamento da venda. Problemas que esse cliente traz: Ele vai querer chamar a atenção para si só / Talvez faça pedidos difíceis ou absurdos de serem cumpridos / Argumentará para mostrar que sabe mais do que você. Como agregar valor para ele: A solução para esse cliente está justamente no problema dele: o ego. Busque massagear o ego dele, demonstrando que ele sabe bastante do seu produto e elogiando a forma como ele argumenta e se comunica. Aos poucos ele terá o ego saciado, e começará a confiar um pouco mais em você. Quando essa confiança aparecer, será o  momento para você fechar a venda.

Cliente negociador

Esse é bem comum em todas as empresas e lojas. Ele vai tentar SEMPRE negociar o melhor preço e o melhor acordo para o lado dele. Problemas que esse cliente traz: Sempre vai querer alguma vantagem extra / Vai negociar até estar satisfeito, dificultando o fechamento da venda. Como agregar valor para ele: Tanto quanto o cliente crítico, o problema do negociador também está no ego (às vezes no bolso). Para esse cliente, você precisará entregar sempre algum valor extra, ou até dar um pequeno descontinho. Tente ganhá-lo dando 5% de desconto ou dando algum benefício que ele peça em sua barganha. O importante é demonstrar que ele está  saindo ganhando. Isso já vai satisfazê-lo.

Cliente apressado

Sabe aquele cliente que quer comprar apenas uma coisinha rápida e já está indo embora? Então, ele não traz muitos problemas. Porém, é necessário saber lidar com ele da melhor forma possível, justamente para não atrapalha-lo. Problemas que esse cliente traz: Quer tudo muito rápido, o que dificulta vender mais para ele / Caso não goste de algo, não dará tempo de argumentar e convencê-lo a ver outras peças. Como agregar valor para ele: Apenas o entregue o que ele quer rápido. Tente mapear o que ele deseja, e agilize isso para tornar o processo de vendas o mais rápido o possível. Isso demonstra que você se importa com ele, e aumenta as chances de um retorno, com mais calma depois.

Cliente sem pressa

Esse é o contrário do exemplo acima. Ele quer tudo com muita calma. É o típico cliente que começa só vendo, decide testar o seu produto e aí taaaaaaaaaaaalvez compre algo. Problemas que esse cliente traz: Pode atrasar o fechamento da venda / Te impede de vender para outras pessoas / Pode demonstrar indecisão sobre o que quer Como agregar valor para ele: Aqui não tem jeito, é esperar mesmo. A única opção é acompanhar o cliente e ir o ajudando dentro da medida do possível. Mostre para ele que tem todo o tempo do mundo para atendê-lo, mas sempre que possível agilize a venda. O segredo é tentar ir ganhando o fechamento aos poucos, porém sempre tempo dele. Apressá-lo pode irritá-lo

Cliente comunicativo

Aqui temos um típico cliente que entra na loja às vezes só para conversar. Ele pode levar algo, ou não. Depende de seu humor. Mas o foco mesmo é a boa e velha conversa. Problemas que esse cliente traz: Da mesma forma que o "cliente sem pressa", esse é um dos tipos de clientes que podem atrasar as suas outras vendas, por nada. Como agregar valor para ele: Deixe o cliente falar tudo o que ele quiser. Converse com ele e vá falando sobre o produto de uma forma tranquila. Não tem muito como forçar a venda nesse caso, apenas lide com a situação gastando o menor do seu tempo possível, e tentando cavar futuras vendas.

Cliente calado

Ele vai entrar quieto na sua empresa, apenas procurando alguma coisa que só ele sabe o que é. Talvez te faça uma pergunta ou outra, porém a maior parte do tempo ele ficará quieto. Problemas que esse cliente traz: Por ele ficar quieto, dificultará o desenrolar da venda/ Você não vai conseguir mapear suas necessidades rapidamente Como agregar valor para ele: Para conseguir entendê-lo melhor, será necessário observar atentamente suas expressões e gestos. Imponha também um limite às respostas, algo como "sim" ou "não", e não fale muito, apenas se consultado. Esse cliente pode estar calado por diversos motivos. É necessário entender como se comunicar com ele, antes mesmo de sair falando.

Conclusão: Aprenda a lidar com todos os tipos de clientes

E aí, já deve ter reconhecido certos tipos de clientes no nosso texto, certo? É normal que um ou outro tipo gerem um pouco mais de dor de cabeça. Porém, aprender a lidar com eles demanda tempo e foco em entendê-los. A chave, que é comum para todos, é entender como cada um deles funciona, e como se comunicar (mesmo que não-verbalmente) com eles.
Você sabia que a apresentação de vendas é um dos momentos mais importantes para o vendedor? Entenda o motivo aqui! Veja em nosso post completo, como montar uma estratégia de telemarketing forte, e focada em resultados!
Ao passar do tempo temos certeza que você se tornará um mestre em entender seus consumidores, e conseguirá vender para qualquer tipo. Leia todas as nossas dicas de novo e sempre treine-as no dia a dia. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, deixe abaixo nos comentários.

Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.