Quer lucrar mais, utilizando a internet como a sua principal aliada?

Então é hora de você começar a fazer marketing nas redes sociais, e potencializar as suas vendas ao máximo. A internet deixou de ser apenas uma terra de entretenimento há tempos! Muitas empresas (as mais estratégicas do mercado) se anteciparam e começaram a montar formas e meios para utilizar a internet como potencializadora de seus negócios. Quem tinha um mercadinho na esquina de uma rua, montou uma página institucional para divulgar seus produtos. Quem tinha uma loja de suplemento, montou um e-commerce. Quem tinha uma loja de serviços, começou a trabalhar com marketing de conteúdo e lucrar com SEO e outras técnicas de Inbound Marketing.
OUTBOUND MARKETING - Entenda na prática como aumentar seus lucros com essas técnicas! COLD CALLING - Aprenda a falar com seus prospects com segurança e argumentação!
O que queremos dizer é: quem foi estratégico, e se adiantou, aliou as técnicas de marketing ao mundo digital da internet. Mas, tem algo em comum que todas essas empresas fazem, independentemente de porte, segmento ou modelo de negócios: elas estão nas redes sociais. Sim, Facebook, Linkedin, Instagram, Twitter, Snapchat e tantas outras. É muito provável que a sua loja favorita de sorvete, seu mecânico e até o seu plano dentário tenha uma página em alguma rede social. Mas não pense que isso é puramente por diversão. Essas empresas estão lá por que é aonde o lucro está, e hoje vamos te ensinar como a sua empresa também poderá lucrar utilizando suas redes sociais. Veremos no post de hoje:
  • O que é e como fazer marketing nas redes sociais;
  • quais são as maiores redes sociais;
  • quais os benefícios e como atingir bons resultados fazendo marketing nas redes sociais;
Se você tiver qualquer dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe os comentários abaixo! Boa leitura!

Introdução: Como o marketing nas redes sociais pode te ajudar nas vendas

Imaginemos um exemplo: você está procurando um bom serviço de hospedagem para a cidade que vai viajar daqui a 3 meses. Você olha algumas opções, analisa alguns preços e imagina alguns cenários de hotéis ideais. Mesmo com todas essas análises, você se sente inseguro quanto a todas as dúvidas que pairam na sua cabeça. Você se pergunta:
  • Será que o serviço do hotel é bom e adequável às minhas necessidades?
  • Será que o custo-benefício compensa o valor cobrado?
  • Será que eles têm uma boa localização perto dos lugares que você quer visitar?
  • Será que os funcionários são educados e prestativos?

E a mágica das redes sociais acontece:

Depois de muito divagar, você escolhe um que aparentemente é o suficiente para as suas necessidades. Aí, começa a pesquisar e cai na página deles no Facebook. Começa a ler diversas resenhas, comentários e curtidas. Vê usuários e hóspedes ressaltando o bom atendimento, preço e praticidade do local. Tudo indica que o hotel é tudo aquilo que você esperava. Pronto, você achou a sua opção e faz o seu primeiro contato ali mesmo, no Facebook. Dali eles te encaminham para o site, e você efetua a reserva para a sua tão sonhada viagem. Nesse exemplo fica extremamente claro como as redes sociais influenciam as nossas percepções e escolhas hoje em dia, certo? Uma única postagem em uma página do Facebook pode fazer com que o seu cliente compre algo seu. Da mesma forma, uma única avaliação ruim pode fazer com que os seus futuros clientes passem longe da sua marca. O ponto é: as redes sociais têm um poder imensurável de aumentar ou diminuir as suas vendas. As empresas que se anteciparam, e criaram uma estrutura estratégica de marketing e vendas nas redes sociais já conseguem ver esse poder. E você, consegue? A forma como as redes sociais complementam, adicionam, criam e informam sobre o seu produto e serviço (tudo isso 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano e, muitas vezes, gratuitamente) é essencial para você dar um gás nas suas vendas. Se você entendeu o exemplo, e quer aprender, na prática como dar esse gás, e fazer marketing nas redes sociais, apenas continue lendo...

O que é fazer Marketing nas Redes Sociais na prática?

  • Postou uma foto do seu hotel nas redes sociais?
  • Fez um post completo explicando por que o seu serviço de dermatologia é o melhor?
  • Criou um vídeo explicando a missão, visão e valores da sua empresa de contabilidade?
  • Montou um atendimento online para a sua pizzaria?
Todos esses exemplos são de ações de marketing nas redes sociais. Vamos explicar melhor: Se você tem uma informação relevante para o seu cliente, e quer passá-la através de um canal interativo, você pode optar por fazer isso pelas redes sociais. Supondo que você tenha uma marca de produtos orgânicos que vem direto da horta. Para atestar a qualidade e a confiabilidade do produto, você pode mostrar como funciona todo o processo: desde o plantio até a colheita, utilizando as redes sociais como forma de divulgação do seu processo. Dessa forma, você traz o seu cliente para perto de você e dos valores da sua empresa. Você aproxima e informa a ele, exatamente como no exemplo do hotel. Tudo isso, muitas vezes, gratuitamente.

Como funciona o marketing nas redes sociais

A ideia principal do marketing nas redes sociais é criar conexões entre o consumidor e a marca. Essas conexões se dão através da troca de informações e conteúdos relevantes. Quanto melhor e mais forte a conexão entre os dois (marca e cliente), maior a chance dê a venda ocorrer naturalmente. É bom ressaltarmos que as redes sociais servem como canal de informação, atendimento e relacionamento. Vamos olhar abaixo o que cada um desses conceitos representa no seu dia a dia.

Informação:

Você pode falar à vontade sobre o seu produto, é isso que as redes sociais são. Benefícios, utilidades características e etc. Quanto mais informações o seu cliente tiver, melhor e mais confortável ele ficará para futuramente comprar de você. Agora, não confunda falar sobre o seu produto com fazer propaganda para o seu produto. Falar dele significa explicar funcionalidades, características, a ideia por trás do produto. Você vende uma sensação, um sentimento, um valor para o cliente. Você passa informação inteligente e que vai fazer a diferença na vida do cliente.

Atendimento:

Outra opção muito utilizada na maioria das redes é o atendimento online. Supondo que você tenha uma pizzaria, e aceite pedidos via rede social. Já imaginou o quanto você estaria facilitando a vida de um cliente? O atendimento é uma outra forma de utilizar as redes sociais de uma forma estratégica, ela agiliza e conecta o seu produto com o seu cliente. Uma boa regrinha para a maioria das ações de marketing nas redes sociais é: sempre que as redes sociais facilitarem a vida do seu consumidor na compra do seu produto, você está fazendo marketing lá. E o atendimento é uma das ações mais fáceis e práticas de ser facilitada pelas redes sociais.

Relacionamento:

Além de informar e ajudar no atendimento, o marketing nas redes sociais pode servir para você se relacionar com os seus clientes de uma mais próxima. Você pode criar conteúdos que sejam interessantes e chamem a atenção deles para a sua empresa. A ideia é fazer com que eles interajam o máximo possível com a sua marca de uma forma contínua. Isso vai gerando conexões, que viram relacionamentos, e depois negócios. Manter o seu público perto é essencial, e nas redes sociais isso é bem possível! Crie ações de relacionamento ao vivo (degustações, tutoriais e showrooms) e utilize as redes sociais como meio de divulgação. O relacionamento com o seu cliente é tudo no dia a dia, então aproveite todos os canais que potencializam isso para a sua marca.

5 Benefícios do marketing nas Redes Sociais

O marketing nas redes sociais tem muitos benefícios práticos. Muitos são tangíveis, e ajudam a aumentar o seu faturamento, e outros são intangíveis, mas ajudam a aumentar a consciência de marca e a visibilidade que a sua empresa tem no mercado. Ambas opções são coisas positivas para o seu processo de negócio. Independentemente do seu segmento, os 5 benefícios abaixo funcionarão muito bem se você souber como usá-los. Vejamos:

#1 - As redes sociais te ajudam na conscientização da sua marca

Quando falamos em conscientizar, queremos dizer: incluir. Você pode captar, prospectar e apresentar a sua marca para novos clientes a cada segundo. Tudo isso com cliques e em posts no Facebook, ou no Linkedin, por exemplo. Isso constrói um número e um volume grande de usuários para você, de uma forma orgânica (com conteúdo) ou paga (com anúncios). De qualquer forma, existem milhões de usuários nas redes sociais, e diversos meios de alcançá-los. Utilize as suas páginas nas redes sociais para se expor a novos tipos de públicos. Levante sua página agora, e vamos prospectar!

#2 -  Você pode gerar fidelidade à sua marca

Quando falamos no conceito de fidelidade de marca, estamos falando no seu público, sistematicamente, escolher a sua marca em relação a outras. Se o seu concorrente consegue levar facilmente o seu consumidor, algo está errado. É necessário que o cliente prefira a sua empresa a outras. Para garantir isso: crie uma cultura para a sua marca. Aja e se conecte com os seus consumidores, fazendo com que cada um deles se sinta individualmente importante para a sua marca. Impérios de marcas com fidelidade mantém seus clientes quase que maníacos pelos seus produtos, como, por exemplo: a Nike e a Apple. Você pode gerar lealdade sempre

#4 -  A comunicação é on-time e isso ajuda em momentos críticos

Um dos maiores benefícios em fazer marketing nas redes sociais é a velocidade na qual você consegue fazer publicações e se comunicar com o seu público. Imagine que você é de uma empresa que por algum motivo precisou se comunicar rapidamente com os seus clientes, seja por um problema ou qualquer outro momento crítico. Nessa comunicação você terá 2 opções:
  • Opção A - Fazer isso via comunicação offline, mandando cartas ou fazendo um comunicado em rádio/TV (opções caras e inefetivas).
  • Opção B - Fazer um post nas redes sociais explicando o ocorrido e falando tudo que precisa falar.
Qual das duas opções parece mais em conta e mais efetiva? Com certeza a opção B, certo? Lembre-se: momentos de crise precisam ser resolvidos rapidamente, e a chance de você conversar com eles online e em tempo real via redes sociais ajudará bastante nessa resolução.

#5 - As informações sobre o seu público são valiosas

Dentro das redes sociais existem diversos relatórios que são exportados sobre o seu público. A grande maioria dessas informações que você terá sobre serão essenciais e valiosas. Você poderá saber idade, sexo, classe social, escolaridade e muitas outras informações sobre as pessoas que te seguem, curtem ou compartilham. Isso abre espaço para uma comunicação mais direcionada e focada no público-certo. Você deixa de falar com qualquer um, e focar em falar apenas com o público que interessa.

As principais redes sociais, e seus números de usuários no mundo:

#1 Facebook 2.061.000.000 
#2 Youtube 1.500.000.000 
#3 WhatsApp  1.300.000.000
#4 Facebook Messenger 1.300.000.000 
#5 Wechat 963.000.000 
#6 QQ 850.000.000 
#7 Instagram 700.000.000
Os dados foram retirados de dentro desse site e são atualizados constantemente.

Conclusão: Pronto para começar a fazer marketing nas redes sociais?

E aí, já se sente pronto para criar a sua estratégia de marketing nas redes sociais? Se você nunca fez isso, vá com calma. Evite gastar muito dinheiro em anúncios pagos (a grande maioria deles exige um conhecimento técnico para ser segmentado). Foque em criar suas páginas, alimentando-as com conteúdo de qualidade.
CUSTOMER SUCESS - Descubra aqui como garantir a satisfação 100% dos seus clientes! INTELIGÊNCIA DE MERCADO - Aprenda a pensar estrategicamente para potencializar os seus resultados!
Aos poucos você notará que os usuários começarão a te adicionar, e a sua base de clientes aumentará. E é isso que você quer, certo? Bem, se tiver ficado com qualquer dúvida, ou caso tenha alguma sugestão para o tema, deixe o seu comentário abaixo!

Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.