Quer captar mais clientes para a sua loja e não sabe como?

Realizar uma promoção de vendas pode te ajudar não só a captar novos clientes, como a fazer novas vendas! Chamamos de promoções de vendas todo um conjunto de métodos e recursos, que tem como objetivo o aumento de vendas, durante um período específico de tempo. Sabe aquele produto que precisa ser vendido de um mês para o outro? Ele é uma ótima oportunidade da geração de uma promoção. O interessante desse tipo de ação é que ela está praticamente ao alcance de qualquer empresa. Sim, qualquer marca, independentemente do ramo de atividade, porte ou localização geográfica, pode realizar suas promoções de vendas de uma forma prática, objetiva e sem grandes investimentos.
Existem 13 dicas fundamentais para aumentar as vendas da sua empresa. Leia em nosso post completo sobre cada uma delas! Aprenda as melhores práticas B2B do mercado, e comece a lucrar AGORA!
Porém, não se engane achando que é totalmente fácil fazer uma promoção. Para realmente aumentar o nível das vendas, é necessário que a empresa proporcione ao consumidor um benefício concreto, sensibilizando-o naquele momento. Por isso que a campanha deve ter um timing muito específico, e ser pensada estrategicamente. Nesse post, falaremos sobre:
  • O que é promoção de vendas e para que serve.
  • Quais são os fatores determinantes do sucesso de uma promoção de vendas.
  • Como se planeja, e qual o passo a passo de uma promoção.

No final do post, você estará apto a criar promoções que sejam inteligentes, e ajudem a sua marca a vender mais.

Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários abaixo.

O que é a promoção de vendas:

As promoções de vendas são os diversos conjuntos de atitudes tomadas para a venda de algum produto ou serviço especificamente.

Essa venda é medida por um período de tempo.

Especificar esse tempo é algo essencial na promoção, uma vez que ele que dá o tom de urgência para a ação.

Como tática de marketing, as promoções de vendas são ligadas a sazonalidade, sendo dependentes de épocas do ano aonde o produto/serviço da empresa tem uma maior ou menor capacidade de comercialização.

Nos dias de hoje, esse tipo de ação tornou-se importante à vários segmentos de negócios, pois ela atribui a sua empresa, seus produtos ou serviços, um diferencial.

A promoção, como a própria palavra diz, promove o produto. Isso, por si só, já é uma vantagem da ação, pois faz com que seus produtos apareçam e se destaquem da concorrência.

Qual a diferença entre liquidação e promoção de vendas?

Muitas pessoas confundem a liquidação, com a promoção. Apesar de parecidas, essas duas definições não são a mesma coisa. O objetivo da liquidação é queimar todo o estoque de produtos e serviços. Por exemplo, uma loja entrará em liquidação quando houver um grande acúmulo em seu estoque, se tornando necessário que ele seja liquidado, para que novos itens cheguem para serem vendidos. Um exemplo clássico são as lojas de roupas. Toda vez que uma nova coleção aparece, a antiga precisa ser liquidada. Agora, quando falamos de promoção, o objetivo é focado em cima de um ou mais produtos específicos. O objetivo central da promoção não é apenas queimar todo o estoque desse produto, porém abaixar os preços para que o produto venda mais rapidamente. Ela é mais voltada a momentos em que se planeja uma estratégia de venda de determinado item por motivos sazonais ou numa ação de marketing.

Objetivos de uma promoção de vendas:

Cada promoção terá um objetivo diferente, e será esperado um resultado diferente.

Às vezes, o produto tem uma grande possibilidade de venda, e a promoção foca em acelerar mais ainda o consumo do seu estoque.

Como é o caso do blackfriday, por exemplo.

Às vezes, o produto depende de uma sazonalidade na sua produção, por isso precisa ser vendido logo para dar lugar a uma outra safra, como é o caso dos vinhos, por exemplo.

De qualquer forma, é necessário sempre ficar de olho nos momentos de venda alta e venda baixa, para com isso decidir qual é a  melhor tática de promoção de vendas, e quais são os objetivos da empresa com elas.

Promoções, como: "leve 2, pague 1", ocorrem quanto se tem muito estoque na loja, e o foco é a diminuição de produtos. Agora, outro ponto importante para você traçar os objetivos de uma promoção de vendas, é deixar claro alguns benefícios. Se atente ao seguinte:

1 – Se o cliente precisa gastar algo para participar, faça com que ele gaste com produtos:

Sabe aquelas promoções que você precisa comprar algo para participar? Ao invés de exigir dinheiro do cliente, o que é mais difícil dele dar, faça com que ele compre algum produto seu. É bem mais provável que ele aceite gastar o dinheiro comprando um produto, e aí então participe da promoção.

2 – Não se pode dar remédios ou dinheiro:

Algumas pessoas não sabem, mas é proibido dar dinheiro ou remédios em promoções. Se a sua empresa estiver pensando em fazer esse tipo de promoção, é melhor evitar qualquer problema jurídico, tirando esses 2 itens da sua premiação. Existem tantas outras coisas legais e com valor agregado que podem ser dadas, então tente evitar dores de cabeça, e nunca opte por opções de remédio, ou dinheiro.

3 – Os brindes ou as vantagens têm que agradar o consumidor - e não você.

Não tente se autopromover demais. Se você trabalha em uma empresa de limpeza de carros, não dê para o seu cliente uma segunda limpeza grátis, caso ele opte por comprar a primeira. Autopromoção é legal, porém não demais. Use o espaço da promoção para presentear genuinamente o cliente com algo que vá marcar a vida dele de uma forma positiva. Nada de brindes "meia-boca", ou que servem mais para a empresa do que pro cliente. Seja verdadeiro e criativo! Seu cliente irá gostar, e seu objetivo será cumprido.

Tipos de promoção de vendas:

Vamos falar agora sobre os principais tipos de promoção de vendas que você pode fazer na sua empresa. Vale ressaltar que cada promoção tem seu objetivo específico, e funcionará melhor em um segmento, ou outro. Vejamos:

Apresente um amigo:

Esse tipo de promoção serve para a captação de novos clientes. Um cliente antigo traz um novo amigo para a marca, e ganha um brinde X. A ideia aqui é aumentar a base de clientes, sem precisar gerar um grande investimento para isso. Tudo que você precisará fazer é oferecer vantagens para seus clientes trazerem amigos para comprar na sua loja.

Brinde:

Essa promoção é clássica. O cliente ganha, normalmente, um objeto de pequeno valor no qual aparece estampado o nome da empresa ou a marca do produto que o está oferecendo. O objetivo dessa promoção é incentivar a compra de um, ou mais produtos.

Concurso:

Muito usada hoje em dia por causa das redes sociais, esse tipo de ação estimula o cliente a concorrer com outros para ganhar algo. Alguns concursos visam uma ideia criativa, um novo nome para algum produto ou até a opinião sobre alguma coisa. O objetivo sempre é competir com outros clientes, e se tornar o melhor no que for proposto, ganhando alguma coisa em troca.

Clientes Especiais:

Essa também é outra promoção que é clássica. Aqui se visa premiar os clientes que são especiais para a loja. Esses clientes podem ser os que consomem mais, os mais antigos, ou até mesmo os que mais engajam com a marca. O objetivo é estimular cada vez mais os clientes a verem que serão premiados caso se conectem com a empresa de diversas formas.

Como fazer uma promoção de vendas que funcione?

Antes de começar a fazer a sua promoção de vendas, tenha em mente que um planejamento precisa ser feito, e a ação promocional arquitetada.

Alguns itens importantes antes de começar a promover, são:

  • Avaliação do estoque para ver se há capacidade de suprir a venda dos produtos.
  • Cálculos de custos da promoção para ver se haverá lucros tangíveis, ou não.
  • Diferenciação da sua concorrência, o que garante que a sua empresa não fará uma promoção igual a eles.
  • Organização para a promoção ser bem planejada, produzida, informada e gerenciada.

Tenha em mente que existem promoções adequadas para cada tipo de produto e serviços.

Tendo o conhecimento do seu negócio, você pode escolher a promoção de vendas que melhor se adapte a ele.

Independente de qual seja o foco da sua promoção(institucional, evento ou promoção através de sorteios e concursos), tudo deve ser pensado nos mínimos detalhes.

Lembre-se que é um momento de se conectar com o cliente, e isso é algo frágil e importante para a sua empresa.

Abaixo, segue um passo a passo para te ajudar a criar a sua promoção, corretamente.

Vejamos:

1. Defina o objetivo da campanha promocional

Nunca faça uma promoção “por fazer”, sem qualquer planejamento. Esse é um dos erros mais comuns para quem tem pressa, e quer fazer a promoção para vender logo. Em uma loja, tudo deve ser feito por algum motivo, por menor que possa parecer a iniciativa. E realizar a promoção sem um objetivo é um "tiro no pé". Pergunte-se sempre:
  • Com qual finalidade a sua promoção ocorrerá?
  • Você quer apenas vender os produtos que estão virando o ano no estoque?
  • O objetivo é captar novos clientes?
  • A ideia é o lançamento de uma nova coleção de algo?
  • O seu foco é no ganho de visibilidade, e publicidade para a sua marca?
Sempre se questione sobre o motivo, e o estruture antes de começar a divulgar qualquer coisa.

2. Ofereça valor ao cliente:

O seu cliente precisa ver valor na sua promoção, é o único jeito dele genuinamente conseguir se sentir interessado. Ainda que você tenha como estratégia principal acelerar a venda de um produto que está encalhado, por exemplo, é importante que ele não se sinta enganado pela promoção, e que os preços da campanha realmente ofereçam algo positivo. Nas primeiras edições do blackfriday no Brasil, existiam diversas promoções "fakes" que promoviam um produto com menor valor. O mesmo produto tinha tido seu preço aumentado dias antes, para então entrar em "liquidação" no blackfriday. Por isso, sempre tente oferecer valor real para o cliente, não engana-lo. As chances de dele comprar futuramente na sua loja serão muito maiores assim.

3. Conheça o seu público-alvo, e monte uma promoção para eles:

Como você pretende montar uma promoção que entregue valor para seus clientes, se você não sabe como eles se portam? É necessário que você defina, e analise muito bem o seu público antes de começar a promover qualquer coisa para eles. Entenda e descubra quem eles são, quais os seus hábitos de consumo. Pense o que é valor para eles, e qual brinde ou tipo de promoção terá mais utilidade. Faça uma pesquisa para compreender melhor que tipo de produtos estão buscando. Todas essas ações servem, não apenas para maior efetividade da promoção, mas também para orientar a produção de conteúdo, os canais de divulgação a serem utilizados, as métricas a serem avaliadas na sua promoção. Além de garantir que a sua promoção de vendas será focada no seu cliente, você ainda acumulará informações sobre o seu público-alvo. Ou seja, é uma situação aonde você ganha duplamente, por isso, saiba utilizá-la ao seu favor.

Conclusão: Pronto para montar a melhor promoção de vendas para seus clientes?

Temos certeza que depois das nossas dicas você estará muito mais preparado para montar a sua promoção de vendas de uma forma única e matadora! Utilize essa oportunidade para se conectar com os seus clientes. A promoção não se trata apenas de "aquecer as vendas" ou vender tudo que se tem no estoque. Ela também é uma oportunidade de engajamento e medição. Você conseguirá mensurar a quantidade de clientes que são impactados pelas suas mensagens de promoção. Poderá também pensar como sempre mantê-los por perto, consumindo os seus produtos.
Leia em nosso post completo, e aprenda a utilizar a tecnologia à seu favor, na hora de vender! Quer entender como as vendas por comissão podem ajudar ao seu time comercial? Clique aqui!
Se você tiver qualquer dúvida, ou caso tenha alguma sugestão sobre outros tópicos relacionados com a promoção de vendas, deixe abaixo nos comentários.

Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.