Você sabia que é possível aumentar os seus lucros com e-mail marketing?

Email marketing. Com certeza você recebe um todas as manhãs. Supondo que tenha acabado de pipocar um na sua caixa de entrada. São 10 horas da manhã, e apesar de muitas coisas para fazer, você o abre receosamente. Imagens grandes com muitos, muitos links aparecem na sua tela de uma forma invasiva. Uma mensagem clara estampa cada frase do e-mail: compre, compre, compre, compre. Letras garrafais, imagens e links demais. Tudo aquilo é muito bruto. Você fecha o e-mail. "O email marketing morreu, né?" Não. Não morreu.
LEIA NOSSAS DICAS AQUI, se levante e se automotive. O seu dia só ficará melhor a partir de agora! QUER SE TORNAR UM EMPREENDOR DE SUCESSO? Aprenda aqui como vender QUALQUER COISA!
Essa situação pode parecer comum para você, vendedor, mas posso te assegurar que o exemplo dado não é um email marketing feito corretamente. Mas, para mudar todo esse mindset e te ensinarmos as formas verdadeiras de se montar um email ma-ta-dor, fizemos um guia. Mas não pense que é um guia qualquer, é O GUIA COMPLETO DE E-MAIL MARKETING PARA VOCÊ VENDER MAIS. Nesse guia falaremos sobre:
  1. o que é, quais são os tipos e como começar a utilizar o e-mail marketing na sua estratégia de vendas;
  2. como e por que essa ferramenta de comunicação foi utilizada erradamente por muito tempo, e confundida com SPAM;
  3. como e por que utilizá-la de uma forma correta pode te ajudar no aumento das suas vendas;
  4. como montar uma estratégia de vendas que utilize o e-mail marketing como ferramenta potencializadora e aceleradora de resultados;
  5. as melhores práticas para escrever e-mails incríveis.
O post de hoje será completíssimo, e você poderá tirar todas as suas dúvidas conosco! Utilizaremos todo o nosso conhecimento para entregar insights e dicas explicando tudo que sabemos sobre e-mails e vendas.
  • Não sabe nem o que é ou como funciona um e-mail marketing? Continue lendo!
  • Já quebrou a cabeça utilizando diversas ferramentas de e-mail marketing e não teve resultado? Continue lendo!
  • Não sabe escrever e-mails do ZERO e quer aprender como fazer isso? Continue lendo!
Todas as dúvidas serão sanadas nesse guia completo. Você, vendedor, terminará o texto hoje sabendo como enviar emails marketing matadores e que gerem conversão de vendas! Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, deixe abaixo nos comentários. Boa leitura!

Introdução: O Email Marketing não morreu

E não morreu mesmo. Toda vez que alguém fala que o email não funciona, que tudo é SPAM, que é perda de tempo e etc, podemos ver que esse alguém não sabe utilizá-lo da forma correta. (Não tem problema se você é esse alguém, hoje te ensinaremos como realmente montar um e-mail campeão.) Mas, antes de tudo, precisamos entender o motivo por que as pessoas falam que o e-mail marketing morreu. Comecemos com uma pergunta simples: quantos emails você recebe por dia? Ok, segure essa resposta aí. Agora, quantos e-mails marketing você recebe por dia? Provavelmente muitos, certo? Não! Em grande maioria, você recebe SPAMS e e-mails puramente de propaganda, jogados em uma lista de milhares de pessoas e enviados sem critério algum para todos, inclusive você. Não há conteúdo neles. Não há segmentação, critério ou comunicação atrativa. É o exemplo que demos lá em cima: o e-mail do compre, compre, compre, compre. Desses você se esquiva, certo? Mas o que precisa ficar claro aqui é: esses e-mails que você recebe não são emails marketing. São SPAMS! Esses envios desnecessários tornaram a palavra "email" algo negativo, enquanto ela não é. Ok, vamos aprofundar um pouco mais esse assunto. Acho que já falamos muito sobre o que NÃO É o email marketing. Falemos agora sobre o que ele realmente é.

O que é email marketing?

Uma das comunicações mais antigas na era da tecnologia é o e-mail. Utilizamos ele inicialmente para nos comunicarmos com nós mesmoes, evoluindo para a comunicação entre empresas e consumidores. Por isso, existem diversos tipos de e-mail. Foquemos no e-mail marketing e suas possibilidades. Alguns exemplos da utilidade desse tipo de e-mail são:
  • Geração de informações sobre produtos e serviços;
  • Criação de conteúdos sobre promoções, ofertas e etc (newsletters);
  • Confirmações de compras ou outras confirmações gerais;
  • Comunicação entre marca e consumidor.
Claro que no início, anos atrás, o e-mail marketing era utilizado apenas como uma versão digital para a divulgação de propagandas.  (Daí o nome "mala direta") Essencialmente, ele era visto como um canal de comunicação em massa. Por isso que essa confusão toda se instaurou, e existiu essa "demonização" do e-mail marketing, enquanto o SPAM que deveria ter sido mal-visto. O que as pessoas não vêm é que o problema não está na ferramenta em si (e-mail), e sim em como ela é utilizada (envio).

Porque utilizar email marketing e como fazer isso corretamente

A-há. Chegamos na parte que eu mais gosto. Os motivos para se utilizar um e-mail marketing, e como fazer isso corretamente. (Leia-se em caixa alta aqui: CORRETA-MENTE) Se você acha que utilizar essa ferramenta é só sobre divulgar os seus produtos para todo mundo, está completamente errado. A ideia do email marketing é muito maior que essa. Vejamos abaixo 3 motivos essenciais:

1 - Todo mundo usa, porém é uma ferramenta pessoal:

Se você utiliza a internet provavelmente tem uma conta de e-mail. É tão simples quanto isso. Estudos demonstram que existem mais de 3 bilhões de contas de e-mails no mundo. Como temos em torno de 7 bilhões de pessoas no planeta, pode-se dizer que temos um pouco menos do que a metade de e-mails, comparados à pessoas. De qualquer forma, esses dados deixam claro que todo mundo os usa. Mas, não é só por que todo mundo usa que o email é uma ferramenta de massa e acaba aí. É possível personalizar a comunicação ao entrar em contato com a pessoa desejada. As mensagens são direcionadas para ela, de uma forma personalizada e prática. Só isso já é um ótimo ganho na hora de ofertar um produto para um cliente novo, ou tentar alguma ação de relacionamento.

2 - Uma comunicação clara e sem interrupções:

Esqueça os spams padrões, quando falamos em e-mail marketing com conteúdo de valor você tem uma arma poderosa na mão: a atenção do usuário. Quando alguém clica em um (bom) e-mail, essa pessoa foca a atenção dela ali. Ganhar esses minutos (ou segundos) da atenção do seu cliente/prospect é ótimo para te ajudar nas vendas do dia a dia.

3 - Você pode mensurar quem recebeu, abrir e clicou no seu e-mail

Chegamos à era das análises, dos dados e da tecnologia. Os vendedores que quiserem utilizar ferramentas de e-mail marketing robustas, poderão contar com opções com inúmeras funcionalidades positivas. Funcionalidades, como: conseguir ver quem recebeu, abriu ou clicou no e-mail que você enviou.. Isso facilita e agiliza o processo de vendas, fazendo com que a vida do vendedor seja muito mais prática. Por exemplo: imagine que você enviou um email sobre uma proposta para um cliente. Você conseguirá ver se ele abriu e se clicou em todos os seus links. Isso te dará abertura para fazer um follow-up qualificado, baseado nas próprias ações do cliente. Não parece incrível? E é!

Qual o papel do email marketing na sua estratégia de vendas?

Como dito antes, se você pensa que o e-mail marketing se trata puramente de vender, está errado. Existem dezenas de outras utilidades para ele. Vamos apontar 2 abaixo:

1 - Promoção de conteúdo:

Se você vende qualquer coisa, sabe que o seu cliente sempre gostará de saber um pouco mais sobre o seu produto. É um comportamento natural, e sempre existirão perguntas a serem feitas a respeito do que você vende. Você pode usar o e-mail marketing para a promoção desses produtos e serviços. Você fará isso pelo conteúdo. Quando falamos em conteúdo, estamos falando em conteúdos atrativos, inteligentes, interessantes e que façam o seu cliente realmente ver valor naquela informação entregue. Não se trata de um e-mail "descubra as 10 funcionalidades do cortador de cabelo que eu vendo", e sim de algo mais para "tipos de cabelo - descubra qual é o seu e qual é o melhor cortador para ele. A ideia aqui é entregar informação, não fechar vendas na hora. A ideia de um newsletter semanal com conteúdo também pode ajudar muito na sua estratégia de vendas.

2 - Engajamento e Conexão:

Muitas empresas focam em vender, e se esquecem de relacionar-se com o cliente. Isso é um ledo engano. O cliente precisa se sentir engajado e conectado com a marca, de outra forma ele nunca vai confiar 100% no que vocês vendem e no seu posicionamento. Uma ótima alternativa para o e-mail marketing é focar no engajamento e no relacionamento. Gere informações que façam sempre os seus prospects/leads e clientes se lembrarem de você. Ofereça informação, conteúdo. Ofereça conexão. Com certeza eles se sentirão mais a vontade na hora de comprar, se forem engajados anteriormente.

3 - Claro, a venda:

É óbvio que o e-mail serve para vender também. Se o seu cliente já está engajado o suficiente, é hora de vender para ele e o e-mail marketing pode ser uma ótima forma de ofertar seus produtos. Veja bem: a diferença do SPAM para o e-mail marketing de vendas é a permissão. Com o SPAM você oferece tudo que pode, para qualquer pessoa. No e-mail marketing de vendas, você tem a permissão do lead para entrar na seara das vendas, uma vez que ele já engajou com a sua marca anteriormente. A diferença é sutil, mas cuidado para confundi-la e virar um spammer.

Tipos de email marketing que você pode utilizar

Existem alguns tipos específicos de e-mails a serem lançados para os seus clientes. Vejamos abaixo alguns deles: 1 - E-mails com Newsletter - É uma forma de e-mail marketing informativa, que reúne informações e conteúdos interessantes sobre novidades que interessem para o cliente. Funciona como força de aproximação, e não força o cliente a gostar de você. Se o conteúdo for bom, ele naturalmente irá gostar e continuar abrindo o que você envia. 2 - E-mails de transações - Foi o que falamos acima: confirmação de trocas, de compras, de horários, de agendamentos e etc. O e-mail de transação é exatamente o que nome diz: um e-mail confirme, garante e auxilia à alguma transação específica. Pode ser um e-mail de agradecimento pós-venda ou de atenção a uma compra não finalizada. As opções são infinitas, e feitas da forma correta tem tudo para te ajudar no dia a dia 3 - Emails com convites - Esse tipo de e-mail todo mundo ama receber. São aqueles e-mails que convidam o cliente para algum evento (online ou ao vivo). Você pode utilizar esse tipo de e-mail marketing na hora de divulgar algum seminário, workshop ou etc. É uma ótima forma de agilizar as confirmações.

Como construir uma lista de emails para mandar email marketing

1 - Analise a sua lista de clientes e colete seus e-mails:

Você provavelmente tem uma lista de clientes da sua loja/marca, certo? Você pode começar criando uma lista de clientes específicos, e coletando os seus e-mails para pequenos envios. Ainda não é o momento de utilizar o e-mail marketing em toda a sua performance. Comece devagar. Apenas criando perfis com nome, idade, e-mail, produto/serviço comprado e data de aniversário. Essas pequenas ações vão se tornar muito valiosas nos próximos passos.

2 - Segmente-os por preferência

Agora que você já tem certos dados coletados, é hora de segmentá-los por preferências específicas. Essas preferências podem ser:
  • sexo (M/F)
  • idade (25-35 / 35 - 50)
  • produto ou serviço comprado e etc
A importância da segmentação é fazer com que você tenha uma mensagem direcionada especificamente para o público desejado. Dessa forma você evita os ruídos e mensagens indesejadas!

3 - Crie conteúdo especializado para cada um dos segmentos

Agora que você já tem um público definido e segmentado, é hora de criar conteúdo. A criação do conteúdo precisa ser planejada antes. Você precisa pensar o que vai mandar, para quem vai mandar e de que forma vai mandar. Ter tudo isso bem definido fará com que você planeje e execute os envios dos seus e-mails de uma forma prática e inteligente, sempre entregando valor para os seus clientes. Os conteúdos podem ser:
  • Posts, Infográficos, Whitepapers, Newsletters e etc
A ideia aqui é gerar conteúdos que sejam atrativos e engajem com o consumidor.

Como medir o sucesso das suas campanhas de email marketing

Se você quiser saber se a sua campanha de e-mail marketing deu certo ou não, basta apenas uma coisa: olhar os indicadores. É necessário saber quais indicadores olhar. Claro que a taxa de clique dos seus e-mails diz muito sobre o que você está fazendo, mas existem outras taxas que estão correlatas com indicadores de sucesso e fracasso. Vejamos: Taxa de abertura alta - Você está gerando bons títulos, e isso faz com que as pessoas abram seus e-mails. Taxa de clique alta - Você está gerando bom conteúdo, e isso faz com que as pessoas cliquem em seus e-mails. Taxa de Retorno Alta - Além de um bom conteúdo, as pessoas estão engajando com você. Isso faz com que elas falem mais com a sua marca. Você pode ir seguindo esses 3 indicadores e vendo como eles performam. Isso já vai te dar uma boa base para mudar ou seguir na sua estratégia atual.

Conclusão: Pronto para começar sua estratégia de email marketing?

Espero que tenhamos desmitificado totalmente o email marketing e seus usos! Agora, comece a utilizar essa ferramenta hoje mesmo! Você só tem a ganhar com isso!
E-MAILS COMERCIAIS - Aprenda a montar textos ideais para as suas campanhas de venda! O GUIA DO FECHAMENTO DE VENDAS - Fechar, fechar, fechar. Tudo que você precisa é só começar!
Se você nunca utilizou nenhuma técnica ou ferramenta de e-mail marketing, comece devagar. Vá testando e vendo o que dá certo para você, utilize nossas dicas para te guiar sempre que tiver uma dúvida. Depois volte aqui e nos conte como foi o seu resultado. Se tiver ficado com qualquer dúvida, ou caso tenha alguma sugestão sobre o assunto, deixe nos comentários abaixo!

Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.