Você quer tornar o seu discurso de vendas irresistível para qualquer cliente?

Então você precisa conhecer as principais técnicas de negociação. Negociar é uma arte utilizada desde sempre no mundo das vendas, e ela pode colocar o jogo ao seu favor, e te ajudar a vender mais, ou até mesmo fechar uma venda que parecia até então impossível. Mas, para tornar o seu discurso irresistível e fechar vendas como um ninja, é necessário muito estudo e prática sobre a negociação.
Leia o nosso post completo e aprenda as melhores práticas B2B do mercado!  Processos são responsáveis por direcionar o seu negócio. Entenda nesse post como eles podem melhorar sua estrutura de vendas
Aí você pode me perguntar: "quais tipos de resultados eu alcançarei  com a negociação?" Nossa resposta: o céu o limite. Você pode alcançar resultados reais de oportunidades de vendas, tudo isso apenas negociando com alguém.
  • Quer vender mais utilizando técnicas de persuasão?
  • Buscar sempre o melhor acordo de uma forma prática e com técnicas comprovadas?
  • Quer conseguir fazer o cliente enxergar o valor que o seu produto/serviço tem?
Então você está no lugar certo! Nesse post falaremos sobre o poder e as principais técnicas de negociação, e como você pode usá-las para vender mais. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários. Boa Leitura!

O poder das técnicas de negociação.

Antes de falarmos sobre a negociação em si, precisamos desmistificar alguns pontos: Muitos pensam que negociação se trata de "forçar sua vontade sobre outra pessoa", porém, de longe, não é isso mesmo. A negociação é uma arte utilizada há anos e pode ser vista em diversos momentos da nossa sociedade (desde política, econômica, financeira e empresarial). Você busca o que é melhor para você, negociando termos que sejam de fácil acesso para o receptor. Em outras palavras, você busca uma opção que seja significativamente boa para você, e para a outra pessoa. Negociar tem a ver com buscar o melhor acordo sempre, mesmo que isso envolva não conseguir o melhor para você. É claro que isso não é fácil em nenhum nível. Você pode encontrar pessoas no caminho que oferecerão:
  • resistência para falar com você
  • problemas na hora de fechar um acordo
  • desentendimento do seu processo de negociação
Mas mesmo assim, no geral, negociar ainda é um caminho justo e escalável para fechar uma venda, por exemplo. Além de que esse tipo de ação traz resultados e novos negócios para a sua empresa, e te ensinar a lidar com qualquer situação no mundo dos negócios.

Conceitos de negociação que você precisa saber:

Existem diversos conceitos de negociação que são aplicáveis a várias situações. Porém, 3 são os mais essenciais de todos. Veja:
  1. Informação – Você precisa ter o controle total sobre as informações da negociação que fará. Estude sempre com quem irá negociar. Sempre. O controle de informação é um conceito necessário para quem quer ser um bom negociador.
  2. Tempo – Saber controlar o tempo também é importante. E não estou falando apenas de organização e cronogramas não, mas sim de timing. Controle o tempo que vá falar sobre o seu produto e o tempo que vá ouvir. Timing é tudo.
  3. Mindset de argumentação – Tenha sempre consigo um mindset de argumentação. Busque questionar (sem se tornar chato) sobre tudo na negociação. Demonstre que o seu produto é melhor, mas explique todos os por quês até tudo ficar super claro.

O que são técnicas de negociação?

As técnicas de negociação são formas de fazer as pessoas a sua volta comprar suas ideias e produtos. É uma forma de quebrar os pontos de resistência e abrir pontos de concessão. Tudo isso de uma forma simultaneamente.

Técnicas de negociação: o que é fundamental você saber?

Para negociar com alguém, não adianta apenas utilizar das técnicas de persuasão e negociação. Você precisa criar um ambiente seguro para que essa negociação ocorra de uma forma segura e sustentável. De outra forma a pessoa nunca vai abaixar a guardar e você corre o risco dela se sentir enganada e parar na hora de falar com você. Por isso, todo mundo que for negociar deve focar em alguns pontos específicos:
  1. Faça sempre com que a pessoa termine a negociação achando que saiu ganhando. O seu esforço e tempo gastos nisso será menor, além de que pessoa tende a sair mais tranquila e leve.
  2. Ouça sempre tudo o que for dito. Apenas ouvindo bem o que a pessoa está falando que você conseguirá entender os pontos em comum, de resistência e as metas da pessoa. Prestar atenção é tudo.
  3. Utilize técnicas como a PNL, por exemplo. Técnicas de psicologia funcionam muito bem na hora de negociar e podem te ajudar a fechar negócios com mais facilidade e inteligência emocional.
  4. Tenha sempre um trunfo na manga para as horas de aperto, ou momento final. Toda vez que você for começar a negociar com alguém, nunca entregue logo o ouro de cara.
  5. Paciência e calma são duas habilidades que você precisará desenvolver se quiser se manter negociando da forma correta. A pressão e o estresse da negociação não podem interferir no seu resultado final.
  6. Sempre comece cobrando mais do que oferece. A ideia é você abrir concessões durante a negociação, se você já começar entregando tudo, é bem provável quem em algum momento não tenha mais nada para oferecer. Deixe tudo de melhor para o final.

As melhores técnicas de negociação para você aplicar hoje

Vamos falar abaixo das técnicas de negociação mais funcionam, e que você pode começar a aplicar agora mesmo. Vejamos:

1. Compartilhando informações do jeito certo.

Uma negociação bem-feita e efetiva é baseada na troca de informação com a outra pessoa. Quando existe uma troca de informações da forma correta, e uma abertura com o outro negociador, a comunicação flui de uma forma muito mais tranquila. É comum que a maioria das negociações comece sempre de uma forma meio travada, com um pé atrás e com ambas as partes demonstrando resistência em dizer a que vieram. Se o objetivo é quebrar esse primeiro momento, é necessário que você ofereça algo. Dê essa informação como quem não quer nada. Não precisa ser a informação mais importante do mundo para o cliente, porém, entregue algo que tenha um mínimo valor para ele. Você pode até comentar de alguma informação pessoal ou hobbie, o importante é fazer ele se sentir seguro, mesmo que minimamente, com você.

2. Saiba até onde vai a sua mão.

Não adianta, para entrar em uma negociação corretamente é necessário saber até onde você pode ir negociando. Se o mote da conversa for sobre preços ou benefícios, saiba o que você quer, ou que você pode entregar. Entenda claramente até onde a sua mão vai, e onde você abandona a negociação e deixa para lá. É melhor ter esses termos baseados na sua cabeça, do que depender do calor do momento para agir com a emoção.

3. Confiança é tudo.

Na hora de negociar qualquer coisa, a sua posição precisa ser calma e confiante. Ignore friamente o quanto você precisa dessa venda, ou quanto quer ela para bater suas metas, seja e esteja calmo. Se você transparecer o nervosismo, o outro negociador pode perceber e ver nisso uma brecha para exigir coisas de você, baseado no seu desespero. Outra técnica de negociação que evita a perda do poder no processo é nunca começar pelo preço que você quer obter, e muito menos pelo mínimo que se pode aceitar! Por isso, é inteligente sempre obter uma distância entre o valor oferecido e aquele aonde espera chegar. No meio disso teremos as margens, que será provavelmente aonde mirará fechar o negócio.

4. Dê o primeiro valor

Quando você der o primeiro valor, a negociação começou com você. Isso é muito bom, pois mostra que você tem o poder em suas mãos. Imagine também que se você coloca um valor, ou um número na mesa, ambos os lados trabalharam com esse número. Mesmo que seja para você mantê-lo, e para o outro negociar tentar reduzi-lo. Às vezes pode acontecer também do vendedor ter medo de ir primeiro e lançar um preço que esteja completamente fora das expectativas do cliente. Esse medo, porém, é infundado. Confie no seu produto, no seu serviço e na sua empresa. Confie que o preço que você vai colocar é o correto para começar a negociação da forma correta. Um primeiro valor muito baixo é pior que um muito alto. Mais vale abaixar o preço depois, do que ter que subir. Pense nisso.

4. Contrapropostas deixam todos mais confortáveis.

Não existe nada mais tranquilizante do que gerar uma contraproposta inteligente, e de uma forma rápida. Todos querem terminar a negociação com a sensação que o negócio fechado foi o melhor de todos. Vá devagar, faça contrapropostas e siga sempre em frente.

5. Tudo tem um tempo na negociação.

Não adianta começar a negociar antes mesmo de entender se a venda será executada. A forma mais inteligente de você começar a negociar, é esperando a venda terminar de ser feita, o comprador já estar satisfeito e aí sim começar. Imagina se o seu cliente ainda está em dúvidas, e você quer negociar uma situação que vai ser ainda pior para ele. Aí não dá, né? É bem provável que ele abandone a compra no meio do caminho. Por isso, nunca comece a negociar antes de terminar a venda, e também não volte a vender depois de ter começado a negociar. Cada coisa tem seu tempo, não misture ambos.

6. As objeções existem, e as concessões também.

Normalmente as negociações começam com muitas objeções. Um lado aceita isso, porém, não aquilo. Outro lado quer aquilo, porém, não isso. É bem complicado. Apesar do jogo de cintura que é super necessário nesses momentos, entender que as negociações são feitas de objeções e concessões, pode te ajudar. Claro que o outro lado vai negar o máximo possível, eles estão tentando fechar o melhor negócio possível. Da mesma forma, o seu lado pode negar coisas também. Só tenha em mente que uma boa negociação não é ganha com coisas que são negadas, e sim com concessões que são feitas em prol de um bem maior para os dois. Saiba a hora de dizer não, a hora de dizer sim e a hora de mudar de ideia. Esses 3 momentos são cruciais na hora da negociação e só você poderá saber quando e onde eles serão encaixados. Deixe sempre o outro lado achar que tem mais objeções que você, negue menos do que eles achavam que seria negado. Negociação é a arte de pequenos passos. Saiba quando dar esses passos pequenos, grandes e quando ficar parado.

3 DICAS BÔNUS:

Saber Ouvir

Saber ouvir é extremamente necessário para quem quer fechar vendas rapidamente. Fale com clareza e levante os seus pontos, porém, saiba ouvir e principalmente busque o que fazer com a informação que você ouvir e recebeu. O cliente eventualmente te diz o que precisa.

 Montar um planejamento sempre

Se planejar é necessário para qualquer coisa na vida, porém, quando falamos de negociação, é uma regra básica. Saiba sempre o que vai falar, quando vai falar e o porquê de falar aquilo. Ter um planejamento mantém você no trilho e preparado para qualquer eventual problema.

Montar uma oferta irresistível

Chegue sempre para o seu cliente com uma proposta irresistível e irrecusável. Isso não significa abaixar o preço ao máximo e sim entender aonde ele vê valor e ir direto nisso. Monte uma proposta que seja 100% personalizada para ele e deixe claro que é uma oferta única.

Conclusão: Pronto para negociar melhor utilizando essas técnicas de negociação?

Agora que você já entendeu qual são as principais técnicas de negociação, e como elas podem ser utilizadas ao seu favor, é hora de negociar! Comece de leve, usando uma técnica ou outra, e vendo o resultado.
Aprenda as melhores práticas B2B do mercado, e comece a lucrar AGORA! Potencialize as suas vendas com essa estratégia fácil de ser implementada. Leia nosso post completo aqui!
Sempre tenha em mente que negociação é treino, e quanto mais treinado você ficar, melhor. Então, pronto para começar a treinar já? Se tiver qualquer dúvida, ou sugestão, deixe nos comentários

Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.