O que é cliente para você? Para muitos é aquela pessoa que procura sua empresa por algum motivo que lhe convém e precisa da sua ajuda e da sua equipe para corresponder às suas necessidades. Mas, o que nem todo empresário entende é que aquela pessoa que está do outro lado do balcão é simplesmente a razão da sua existência. É o cliente quem paga as contas, os salários ou pró-labores de uma empresa. Sem ele não existe porquê nem como uma entidade se manter. Por isso, saber e reconhecer a importância dessa pessoa, para tratá-la de forma adequada é imprescindível para o sucesso ou não de um negócio. Para entender de fato a importância e o peso que a palavra ‘cliente’ carrega, vamos relembrar um pouco da história e etimologia desse termo. ‘Cliente’ origina-se da língua latina, e vem de ‘cliens’, ‘clients’, que significa ‘vassalo’, aquele que é súdito de um soberano. Melhor traduzindo, aquele que é protegido de alguém ou de um senhor. Em Roma, a palavra se caracterizava pelo plebeu que se colocava sob o patrocínio, ou seja, sob o auxílio, ajuda, ou proteção de um patrício, membro da classe nobre daquela sociedade. Hoje, mais do que nunca, costuma-se basear a qualidade de um serviço pela opinião do cliente. Então, podemos perceber a mudança de lugar e significado que essa palavra sofreu. O cliente de ‘vassalo’ passou para uma posição de ‘rei’. Aquele que tem extrema importância na reputação de uma empresa. No livro “Clientes Por Todos os Lados”, o professor Márcio Silva revela que o grande exemplo disso se traduz “nos slogans que se proliferam no mundo dos negócios como: O cliente é o rei; O cliente em primeiro lugar, etc”. Neste artigo, iremos abordar as expectativas do principal membro de uma empresa, o cliente. Para isso, vamos diferenciar os tipos existentes de cada um e mostrar a importância do atendimento de excelência. Abaixo, seguem os principais assuntos que serão apresentados: o Tipos de clientes o O que o cliente espera de um vendedor o Como o cliente deve ser tratado? o O foco é o seu cliente

Tipos de clientes

O primeiro pensamento que vem à mente das pessoas ao ouvir a palavra ‘cliente’ é em uma pessoa que compra um produto ou serviço. Na maior parte dos casos, essa palavra é usada como sinônimo de comprador e consumidor. Mas precisamos salientar a diversidade de clientes existentes no mundo e os diferentes nichos de mercado que atuam.

- Cliente x Consumidor:

O cliente é aquele que é leal ao seu negócio. Ao precisar de um produto ou serviço vai pensar em primeiro lugar na sua empresa, pois lembrará das experiências de compra anteriores. Ele irá manter contato constantemente com você. Não se importa com o valor do que compra, pois o que interessa é a qualidade do produto. Diferente do consumidor, que quer apenas satisfazer a sua necessidade dentro do seu orçamento. Ele procura bom preço, rapidez e não fará questão de estabelecer vínculos com a empresa. Mesmo assim, todo consumidor pode vir a se tornar um cliente, dependendo da sua experiência na hora da compra. Por isso, a importância do bom atendimento e relacionamento com estes.

- Cliente interno x Cliente externo:

Uma seguinte distinção é em relação ao interior e exterior do negócio. Temos o cliente interno que são os colaboradores que estão dentro da empresa e são responsáveis pelo relacionamento com os clientes externos. Esses, por sua vez, são as pessoas que não fazem parte da empresa mas que se beneficiam ou estabelecem algum tipo de relação com determinado negócio. Seja ele fornecedor ou consumidor direto dos produtos e serviços. Erra quem acha que o foco do atendimento precisa ser apenas o externo. O primeiro alvo tem que ser o relacionamento com o cliente interno, pois ele determinará se o seu objetivo final será ou não atingido.

- Clientes ativos x Clientes inativos:

É preciso diferenciar também os clientes ativos e os inativos. Os primeiros são aqueles que fazem compras com uma boa frequência. Já os segundos, estão há um tempo sem comprar, e provavelmente estão na concorrência.

- Clientes satisfeitos x Clientes insatisfeitos:

Outra classificação que pode ser feita são os clientes satisfeitos e os insatisfeitos.  Lembre-se que todo cliente tem expectativas. Se elas não forem atendidas é provável que o cliente deixe de comprar e nunca mais retorne ao seu estabelecimento.

- Cliente pessoal:

É importante destacar um outro tipo de cliente, que nem todo mundo o considera dessa forma, mas são um dos mais importantes quando o assunto é feedback, os clientes pessoais. Todos aqueles que influenciam nossas vidas e o desempenho no trabalho. Responsáveis por nos dar o feedback mais imediato e verdadeiro sobre o que estamos oferecendo. Entre eles temos: cônjuges, pais, filhos, e amigos.

O que o cliente espera de um vendedor

Você não pode tirar da cabeça que o seu cliente tem expectativas, e você está incumbido de atingi-las ou superá-las. De todas as etapas do processo de compra e venda, a mais importante é a satisfação. Esse fator não está relacionado apenas ao produto adquirido, mas também ao atendimento oferecido. Separamos algumas dicas para você saber como atingir os desejos e expectativas do seu cliente. O seu cliente sempre quer...

1)  Ser escutado

Todo vendedor precisa saber ouvir o seu cliente, para só então identificar realmente qual é o desejo dele. Assim poderá ajudá-lo oferecendo um serviço ou produto. Existem consumidores que são diretos e objetivos. Sabem o que querem e fazem a pergunta correta já pensando no que vão receber em troca. Enquanto outros têm a necessidade de contextualizar as situações para só em seguida pedir a ajuda daquela empresa para solucionar o seu problema. Saber ouvi-lo ajuda na aproximação com o cliente.

2) Ter um atendimento perfeito

Seja o vendedor, o gerente ou qualquer outro integrante da empresa, o atendimento ao cliente precisa ser excelente. Seja claro nas explicações, não utilize gírias, faça uso do português corretamente, e seja sempre educado. Lembre-se que o atendimento “perfeito” terá impacto decisivo na hora do retorno do cliente.

3) Se sentir importante

Faça ele se sentir especial com o seu atendimento personalizado. Ele está indo em busca, por mais que não seja diretamente, de um tratamento diferenciado. Valorize o seu cliente como se ele fosse o último. Faça uso de estratégias pós-vendas para mostrar ao cliente que você se importa com a satisfação dele.

4) Ter a certeza de que escolheu o lugar certo

A pior sensação é sair de uma loja ou estabelecimento pensando que poderia ter ido em outro. Para isso não ocorrer mostre ao seu cliente que ele fez a escolha certa. Enxergue-se como o sortudo por ter sido a opção daquele consumidor. Exponha os resultados que sua empresa recebeu, seja em forma de prêmios ou méritos alcançados. Faça de tudo para fazer valer a presença dele.

5) Ter aquilo que quer e receber o que lhe foi prometido

A expectativa é, como falamos, inevitável. Para não frustrar o seu cliente apresente a ele o que realmente irá entregar. Não faça promessas que sabe que não serão cumpridas. Ofereça aquilo que tem. Dessa forma, evitará problemas futuros. Melhor falar que não vai conseguir entregar algo do que deixar seu cliente na mão. O inconformismo será duas vezes maior.

Como o cliente deve ser tratado?

Você e sua equipe deve ter na cabeça o seguinte mantra: tratar toda pessoa que entra em contato com o seu negócio, seja por telefone, email ou de forma presencial, como um cliente potencial. Ele é a pessoa responsável pela sobrevivência da sua empresa. Grave isso e repita diariamente. Com base nisso, confira abaixo a trajetória de um cliente em uma empresa, desde o momento que a pessoa entra na sua loja ou faz o primeiro contato até ser fidelizado. Lembrando que a progressão abaixo só irá acontecer caso as expectativas do cliente sejam alcançadas. Prospect > Shopper > Cliente eventual > Cliente regular > Defensor Prospect: uma pessoa comum que pode estar interessada em algum serviço ou produto do seu negócio. Shopper: pessoas que visitam a sua empresa pelo menos uma vez em um determinado período de tempo. Cliente eventual: aqueles que obtiveram um ou mais produtos/serviços do seu negócio e de vez em quando retornam. Cliente regular: clientes que constantemente estão lhe visitando e adquirindo seus produtos e serviços. Defensor: clientes já fidelizados que irão defender a sua marca sempre que precisarem.

O foco é o seu cliente

Ficou mais do que claro que o pilar do seu negócio é o cliente, sem ele você não existe e a opinião dele pode fazer de sua empresa um sucesso ou um fracasso no ramo que atua. O atendimento prestado pela sua equipe é fundamental para que você mantenha a satisfação e fidelidade daquele que te procura para suprir alguma necessidade. Se essa etapa não for bem realizada, a sua reputação está em jogo. Não deixe que essa função de atendimento se torne rotineira. Lembre-se que cada cliente é único e quer ser recebido de forma personalizada. Para finalizar, listamos 5 dicas para que você se lembre diariamente que o seu cliente é o foco principal e mais importante do seu negócio.

1- Imagine morar em uma cidade de interior

Um exemplo ilustrativo e relevante é se colocar no lugar de um vendedor de uma lojinha localizada em uma cidade de interior com poucos habitantes. Ele com certeza conhece todos os clientes que lhe visitam. E conhecer, não é só de vista, sabe informações profundas sobre suas vidas. Guardadas as devidas proporções é assim que você deve se portar ao estabelecer o relacionamento com o seu cliente.

2 – Abuse das tecnologias para receber feedback

Ter um termômetro de como o seu atendimento está caminhando é essencial para corrigir rotas a tempo, ou até manter o que já vem sendo feito. Para isso, você pode solicitar que seus clientes, os já fidelizados, preencham uma pesquisa de satisfação. Elas podem ser feitas de forma online. Muitos sites permitem a produção de um formulário de maneira fácil e prática.

3 – Saiba quem contratar

Não adianta exigir um excelente atendimento da sua equipe se na hora da contratação você não admitiu as pessoas corretas para aquele tipo de negócio. Na venda, por exemplo, é essencial, acertar na pessoa certa. Algumas pessoas sabem vender muito bem, mas quando chega no dia a dia, esse potencial fica apagado. Identifique perfis e depois preencha as vagas. Cada pessoa se encaixa em determinadas funções por ter mais habilidades em algumas áreas.

4 – Treinamento acima de tudo

Oferecer ferramentas necessárias para a sua equipe trabalhar não será suficiente para que o seu ponto de venda tenha sucesso. Você precisa treinar seus colaboradores e investir em treinamentos. Se na hora de contratar não achou a pessoa correta, não perca tempo e a treine. Ofereça workshops e palestras, traga novidades do mercado, compartilhe experiências. Aproveite que junto com a tecnologia veio a facilidade de acesso a uma imensidão de conteúdo.

5 – O exemplo é seu

Se você é um empreendedor ou líder, é claro que é um espelho para muitas pessoas, ou pelo menos, para aqueles com quem tem mais contato. Se você não dar o exemplo e praticar tudo que sugere, ninguém fará. Os colaboradores precisam de um exemplo  real para seguir. Portanto, pratique todos os pontos acima e foque, você também, no seu cliente.

Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.