Na análise swot, o mercado e os clientes ficam em evidência na sua análise. É necessário olhar para ambos os lados. Se você olha só para o mercado, corre o risco de não ver o que o cliente quer, se olha apenas para o cliente, corre o risco de perder o timing do que o mercado precisa. Por isso é necessário olhar sempre para ambos os lados, priorizando o que você tem de melhor e pior, interna e externamente. E é exatamente aí que a análise SWOT entra para mudar o jogo. Esse tipo de análise permite que você veja claramente quais são os seus pontos fortes e fracos, e quais são as oportunidades e ameaças que o mercado oferecer. Está na dúvida quanto a que tipo de oferta você pode montar para o seu cliente? Não sabe o nível de competitividade que o seu mercado oferece? Quer ter um estudo detalhado sobre as chances que tem de sucesso com o seu produto? Então você precisa conhecer a análise SWOT e entender tudo que ela pode fazer por você.

Análise SWOT: Conceito e Definição

A Análise de SWOT é uma ferramenta, as vezes também chamada de estudo, que permite a gestão de um diagnóstico estratégico de todo um cenário da empresa no meio em que ela está implantada. Nesse cenário são levantados os pontos internos e externos, e o planejamento necessário para movimentar ações a serem implantadas para se alcançar objetivos definidos.

O que é e para que serve a análise de SWOT

De uma forma geral, podemos definir a análise SWOT como uma ferramenta que lhe permite esse diagnóstico estratégico da empresa. Ela é um acrônimo, ou seja, uma palavra que é formada por letras que são inicias de outras palavras. As letras SWOT referem-se a Strenghts (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Podemos dividir a análise SWOT em duas partes: a parte com o “S” e o “W” que significam as strenghts e as weakness, e o "O" e o "T" que dizem respeito às oportunidades e ameaças que a sua empresa enfrenta no mercado de trabalho. Como dito acima, algumas pessoas chamam a análise SWOT de ferramenta, e há quem a apelide de estratégia. Podemos englobar os dois termos e definir a análise SWOT como uma ferramenta que permite uma nova estratégia para a empresa, sempre se baseando em dados e fatos sobre o mercado, o cliente, e a empresa. Curiosidade: Pela metodologia que utiliza, há quem lhe chame também o modelo de Harvard.

Entendendo cada etapa da análise SWOT:

Na análise SWOT visamos diagnosticar os pontos fortes e os pontos fracos da empresa, mas não apenas olhando para o seu próprio centro gravitacional. Será preciso relacioná-los com diversos contextos mercadológicos, seja à nível de legislação, da conjuntura económica ou do segmento que opera. Vamos ver abaixo o passo a passo de cada etapa da análise SWOT:

Forças (S):

Essa parte está relacionada às vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes. São os diferenciais que tornam a sua empresa mais competitiva em relação ao mercado e mais forte em relação a outras empresas. Para desenvolver esse tópico, você pode fazer algumas perguntas a si mesmo, como:
  • Quais as suas melhores atividades?
  • Quais seus melhores recursos?
  • Qual sua maior vantagem competitiva?
  • Qual o nível de engajamento dos clientes?
Analise as forças como elementos internos que trazem benefícios diretos para o seu negócio, elementos que estão sobre o seu controle e que você tem poder de decisão. Seguem alguns exemplos abaixo:
  • A união de sua equipe;
  • Uma certa quantidade de ativos (imóveis, equipamentos modernos, etc.);
  • Localização privilegiada;
  • Relacionamentos estratégicos;
  • Modelo de cobrança.

 Fraqueza (W):

Já nessa parte da análise SWOT, vemos as fraquezas do seu negócio, ou seja, as aptidões que prejudicam você de certa forma no seu processo de negócios. Analisemos alguns exemplos de perguntas que devem ser feitas no mapeamento dessas fraquezas:
  • A mão-de-obra é capacitada?
  • Existem lacunas de treinamento?
  • Por que a concorrência foi escolhida?
  • Por que meu engajamento não funciona?
Examinando as fraquezas, e observando-as de forma isolada e analítica, você pode identificar os problemas que as causam e tentar resolve-las em um curo período de tempo, evitando que isso continue prejudicando a sua empresa. Caso não seja possível controla-las, pelo menos a noção de que elas existem e interferem no crescimento da sua empresa já ajudarão na forma como você pode tentar contorna-las sempre.
  • Alguns exemplos de fraquezas:
  • Produto altamente perecível;
  • Matéria prima escassa;
  • Equipe desmotivada;
  • Tecnologia ultrapassada;
  • Processo de entrega deficitário.

Ameaças (T):

Aqui é justamente o contrário do item de oportunidades acima. As ameças representam as forças externa que forçam a sua empresa de um modo negativo. É necessário olhar essas ameaças com bastante empenho, pois elas podem causar perigo real para sua empresa, caso não seja analisas de tempo em tempo pela análise SWOT. Veja alguns exemplos de ameaças e entenda melhor esse conceito:
  • Novos competidores;
  • Perda de trabalhadores fundamentais;
  • Mudança de Leis e parâmetros regulamentadores;
  • Informatização e automatização de processos.
  • Inove em sua forma de gerenciar e abra uma enorme vantagem competitiva: Conheça o que é BPM e o que é processo empresarial.
As ameaças são sempre coisas fora do controle da empresa, e por isso precisam de um cuidado extra. Você pode ver na prática, abaixo, como algumas ameaças apareceriam na análise SWOT:
  • Entrada de um concorrente muito maior no mercado;
  • Pirataria dos seus produtos;
  • Escassez de mão de obra;
  • Catástrofes naturais/guerras;
  • Roubo da tecnologia e informações fundamentais.

Oportunidades (O):

Na parte de oportunidades, tanto quanto na parte de ameaças, olhamos para as forças externas que influenciam a empresa. Também não existe controle sobre essas forças, porém elas são uma oportunidade de algo bom acontecer. Planejar em cima dessas oportunidades, te dá uma vantagenm competitiva importante diante a outros concorrentes ou sobre o mercado em si. Seguem alguns exemplos práticos do que procurar quando olharmos para a parte de oportunidades na análise SWOT:
  • Mudanças na política econômica do governo;
  • Alteração em algum tributo;
  • Investimentos externos;
  • Ampliação do crédito ao consumidor.
Existem também exemplos práticos de como as oportunidades aparecem. É necessário ficar sempre atento para o timing delas. Veja abaixo:
  • Algum modismo esporádico que aumente o consumo de seu produto;
  • A concorrência precisar de sua ajuda;
  • Ter acesso à uma nova tecnologia;
  • Algum produto complementar ao seu ser lançado.
Para realizar uma análise SWOT completa é necessário prestar atenção nesses quesitos, não deixando nenhum deles ser maior ou mais forte do que o outro. A análise só fará sentido se for olhada 360°. Para o diagnóstico ser 100% confiável mensure cada parte, e depois tome a decisão.

Análise SWOT e Análise FOFA são a mesma coisa?

Muito se fala sobre as diferenças entra a análise SWOT e análise FOFA, porém as duas são a mesma coisa na prática. Apesar de ambas poderem ser chamadas de metodologia ou estratégia, elas representam a mesma coisa: estudo de mercado aprofundado. A única diferença entre uma e outra é a tradução da palavra. Como dito anteriormente, as letras SWOT referem-se a Strenghts (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). As letras de FOFA representam o seguinte:
  1. F – Força
  2. O - Oportunidades
  3. F – Fraquezas
  4. A – Ameaças
Logo, elas significam a mesma coisa, porém com uma tradução livre diferente.

Os benefícios de fazer uma análise SWOT:

Já explicamos o que é, e quais etapas fazem parte da análise SWOT. Agora é importante ressaltar os benefícios que ela traz para as empresas. Relacionando os pontos fracos e os pontos fortes das organizações (análise interna), bem como as oportunidades e ameaças (análise externa), que essa empresa pode sofrer frente ao mercado, podemos gerar uma estratégia nova e totalmente baseado em dados e análises. Essa análise detalhada do cenário da instituição resulta em um diagnóstico estratégico que ajuda o empreendedor a tomar decisões coerentes. Essas decisões podem, de um lado minimizar possíveis ameaças provenientes do ambiente externo e corrigir ou melhorar eventuais pontos fracos detectados no ambiente interno, e por outro lado potencializar os pontos fortes da empresa para aproveitar boas oportunidades. Na prática o mais importante é olhar os pontos fracos e as ameaças, afinal são elas que geram ações negativas para a sua empresa e são necessárias de serem olhadas, mas olhar as oportunidades e forças também aumenta a sua competitividade. Analise também as variáveis: oportunidades que são fatores políticos, econômicos, sociais ou tecnológicos que podem influenciar de forma positiva na sua empresa; Ameaças, que ao contrário, são todos os eventos que podem intervir de forma negativa nos objetivos da sua instituição.

 Quem deve fazer a análise SWOT dentro de uma empresa?

Qualquer empresa que busque uma visão mais analítica do seu negócio pode e deve fazer uma análise SWOT da sua marca. Não existem prejuízos em descobrir informações importantes, que influenciam no seu processo de negócios e vendas. Agora, quando feito, respeite todos os critérios definidos e não tente mascarar dados. Olhe sempre para eles com um viés estratégico e busque um significado para cada insight e problema que achar no caminho. Vamos dar uma olhada em alguns passos para realizar uma análise SWOT completa e possível para qualquer segmento ou empresa:

Como fazer uma Análise SWOT passo-a-passo:

  1. Defina suas forças.
  2. Determine suas fraquezas.
  3. Liste as oportunidades.
  4. Enumere as ameaças.
  5. Coloque os dados nos locais da planilha conforme a figura.
  6. Faça as correlações entre os fatores da matriz e determine:
  7. Forças podem potencializar quais oportunidades.
  8. Forças podem combater quais ameaças.
  9. Fraquezas podem prejudicar quais oportunidades.
  10. Fraquezas podem potencializar quais ameaças.

Dados coletados, hora de cruza-los:

Depois que você tiver coletado todos os dados acima, é hora de cruza-los. Entenda em que contexto econômico a sua empresa está.  Entenda o momento político do país, ou como o seu segmento tem se comportado em relação a demanda/oferta. Não adianta apenas coletar os dados para montar uma análise SWOT matadora. A parte de cruzamento de dados e contextualização é o que faz os dados virarem insights, que viram estratégias, e que viram ações. Para finalizar vamos te dar um exemplo prático e básico de uma análise SWOT.

 Matriz SWOT: Exemplos práticos

Cliente exemplificado: Mcdonalds. Forças:
  1. Nome e marca forte no mercado
  2. Grande número de loja e mix de produtos
  3. Forte investimento em marketing e publicidade
  4. Preço extremamente competitivo
Oportunidades:
  1. Consciência de novos alimentos saudáveis que podem entrar no menu
  2. Aumento de preocupação com problemas sociais e ambientais
  3. Tecnologias que possibilitam a diminuição de custos para a produção dos alimentos.
Fraquezas:
  1. Má reputação quanto aos direitos dos funcionários que trabalham na empresa
  2. Cardápio visto como pouco saudável
  3. Desconhecimento dos ingredientes ou do modo de preparado dos alimentos
Ameaças:
  1. Mercado de fast-food extremamente saturado, e com novos competidores aparecendo a cada dia
  2. Demanda de clientes por alimentos mais saudáveis, indo na contracorrente do mix de produtos de fast-food do Mcdonalds.
  3. Diversas mudanças na regulamentação da ANVISA e na qualidade do seu produto
  4. Estabelecimentos novos com propostas de alimentos saudáveis, naturais e orgânicos que pegam os clientes do Mcdonalds.
Na prática é assim que uma análise SWOT seria feita para o Mcdonalds. Você pode tirar ensaios, ou até mesmo o modelo, e utilizar para a sua empresa como forma de estrutura. Lembre-se sempre: colete, limpe, analise e cruze os dados para terem insights reais e entender sobre o seu mercado e seus clientes.

 Conclusão: Pronto para aplicar a análise SWOT no seu negócio e ter mais sucesso nas vendas?

Já ficou claro que análise SWOT é a ferramenta necessária para você melhorar, e muito, a sua visão quanto ao mercado, clientes e processos. Utiliza-lo não é algo esporádico ou único, e sim um ato contínuo que precisa ser renovado e analisado constantemente. Não ache que fazendo apenas uma vez resolverá todos os problemas da sua empresa. É necessário constância e ação sempre. Utilize-se desses insights para gerar modificações na sua empresa. Não deixe apenas no campo das ideias. Aja! Caso tenha ficado alguma dúvida, ou tenha alguma ideia sobre a análise SWOT que não tenha entrado no texto, deixe sua dúvida no comentário!

Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.