O método Business Model Canvas é uma ferramenta muito utilizada na fase de construção de novos negócios e projetos, com o objetivo de evitar falhas, produções controversas e identificar a viabilidade das ideias que estão sendo planejadas. O Canvas também é reconhecido por auxiliar as empresas a desenvolverem seus serviços de forma rápida, assertiva e que vão de encontro com o perfil de seus clientes. O conceito do canvas incide que qualquer projeto e negócio pode ser mapeado e planejado dentro da estrutura do modelo. O Canvas é um quadro separado por nove blocos. Cada bloco representa uma etapa que deve ser analisada e preenchida antes de seguir para a fase de implementação. A aplicação pode ser feita em uma folha de papel ou até mesmo em um aplicativo de edição. A partir desta análise é feito um mapa visual organizado, capaz de identificar se o negócio faz sentido, se há ligação entre todos os setores envolvidos, e o que será, ou não, viável para o negócio. Com este método é possível obter uma visão prática da cultura, visão e missão do negócio. Muitos empreendedores geralmente possuem dificuldades na hora de definir seu modelo de negócio, e o método Canvas é uma excelente estratégia para auxiliá-los a avaliar a viabilidade de suas ideias e empreendimentos. Este conceito pode ser utilizado em diversas frentes de negócios, seja para modificar o mesmo, lançar novos produtos, explorar mercados ou simplesmente para que o empresário tenha uma visualização 360° da empresa. Este artigo tem como objetivo auxiliar você na estruturação de um negócio através do método Canvas. Abaixo, seguem os principais temas que serão abordados:

  • O que é o modelo de negócios Canvas?
  • Qual a importância do modelo de negócios Canvas para uma empresa?
  • Quando começar a fazer o modelo de negócios Canvas?
  • Conheça o passo a passo para implementar o método Canvas
  • Como desenvolver o seu modelo de negócios Canvas

O que é a metodologia Canvas?

Criada pelo suíço Alex Osterwalder, entre 2004 e 2010, ao tentar buscar uma forma que descrevesse melhor seu modelo de negócio, a metodologia Canvas surgiu com o objetivo de desenvolver novas estratégias e promover inovações dentro das organizações. Após seu surgimento, em pouco tempo, o conceito se tornou essencial para o desenvolvimento tático e operacional de qualquer empresa, sendo capaz de auxiliar empreendedores de diversos segmentos a esquematizar, desafiar, inventar e criar seu modelo de negócio de forma visual e prática. Ao criar uma empresa, é fundamental que o empreendedor tenha em mente a importância de se ter uma visão ampla de todos os setores e serviços oferecidos, para ajudá-lo a prevenir possíveis falhas. Neste contexto, o canvas reúne um conjunto de itens que devem pensados e ser descritos no quadro para que os empreendedores avaliem suas estratégias da forma mais assertiva possível. A ferramenta consiste em um quadro dividido por nove blocos, subdivididos em quatro etapas: o quê, quem, como e quanto. Nos quais, o empreendedor considera os elementos essenciais da empresa, como por exemplo: propostas de valor, parcerias, atividades chaves, relacionamentos, canais, segmentos de clientes, estrutura de custos, entre outros. Para o melhor uso da ferramenta, recomenda-se que seja feita a impressão do quadro e que as estratégias sejam colocadas nele através do uso de post-it, para facilitar a realocação das informações. O interessante é que o Canvas fique a vista, em um local em que poderá sempre ser consultado e lembrado. Seja colado em um mural ou até mesmo na parede. Além disso, o Canvas deve ser revisado com uma certa periodicidade para que se faça, caso necessário, alterações em algumas informações para conseguir um melhor resultado. Um dos diferenciais do método é a possibilidade de ser utilizado de maneira mais prática e interativa do que um plano de negócios. Nele o empreendedor pode organizar e definir suas ideias de maneira mais dinâmica, clara e objetiva.

Qual a importância do modelo de negócios Canvas para uma empresa?

São diversos os pontos positivos da implementação do método Canvas e, entre o mais importante está a possibilidade em visualizar o conjunto de um negócio de forma ampla, além de organizar graficamente as ações de cada setor. Outro ponto é que a ferramenta pode auxiliar empreendedores iniciantes na sinalização de dados e serviços que merecem atenção especial. Um deles é a segmentação de clientes. Este quesito que é tido como um dos mais importantes de uma organização, deve ter uma estratégia específica e assertiva sendo o primeiro ponto a ser pensado em um modelo de negócio. Seja para iniciar uma empresa ou reposicioná-la em um mercado de atuação, o modelo Canvas pode ser também uma oportunidade para se analisar diversos recursos dentro de uma organização. Muitas empresas já utilizam essa metodologia e têm obtido resultados muito positivos. Um dos benefícios de estabelecer uma estratégia baseada em Canvas é a possibilidade de engajar a equipe em um modelo interativo de planejamento. Além disso, essa estratégia oferece ideias inovadoras. Confira os principais benefícios que o modelo Canvas pode oferecer para o seu negócio:

1)    Apresentação visual

Um dos diferenciais do método Canvas é a probabilidade de diminuir o processo burocrático que é planejar as atividades de uma organização. Através de uma exposição visual todos terão uma visualização mais ampla do negócio e não apenas através de números dispostos em planilhas, que muitas vezes não permitem uma boa compreensão geral do que consiste a empresa e suas atividades.

2)    Praticidade

Através do Canvas é possível pensar de forma prática sobre sua empresa, a partir de conceitos complexos ou pontos objetivos do seu negócio. Este conceito oferece a classificação da estrutura do seu negócio através de nove quadros, de forma organizada, permitindo a compreensão das suas atividades e recursos de modo simplificado.

3)    Abrangente

O modelo Canvas não é utilizado apenas em empresas ou organizações de grande porte. O sistema pode ser implementado em todos os tamanhos de negócios, micro, pequenos ou grandes, em qualquer segmento ou atividade.

4)    Envolvimento da equipe

O Canvas permite que todos envolvidos na organização participem das decisões e do planejamento, garantindo que diferentes membros de um grupo colaborem com sugestões de ideias.

5)    Abordagem colaborativa

Este formato de estratégia de negócio consiste em fazer com que a empresa não atue sozinha. Com o Canvas, todos os setores estão representados, e cada bloco é ligado a outro, onde todos fazem parte de um único sistema. Isso garante que diversos elementos importantes da organização não sejam deixados para trás.

Quando começar a fazer o modelo de negócios Canvas?

Por um bom tempo, a definição de um modelo de negócio foi considerada uma prática difícil de ser compreendida. Isso porque muitos empreendedores tinham dificuldades em identificar o real foco da sua companhia. Porém, com a propagação da metodologia Canvas, muitos empresários passaram a visualizar esse processo de maneira menos burocrática e mais objetiva. A partir daí, surgiram diversas oportunidades como o Canvas, que se tornou rentável e essencial para empresas de diversos segmentos. Este conceito pode ser implementado em diversos estágios de um negócio e, principalmente, quando há necessidade do empreendedor em inovar seus modelos de negócios, seja para reagir a uma situação de crise, ou simplesmente ao buscar um novo potencial de crescimento. Além disso, muitas empresas aplicam a metodologia Canvas quando estão começando ou planejando um novo produto. O canvas pode ser empregado desde o momento da fundação da organização, sendo atualizado ao longo do tempo à medida que as suposições listadas começam a ser testadas e validadas. Também é uma ótima ferramenta para planejamentos estratégicos. De acordo com especialistas, a melhor forma de se elaborar o modelo Canvas é começando pelos segmentos de clientes e o público que deseja atingir. Neste início, é muito importante também que o empresário analise a possibilidade de trabalhar com um determinado nicho de mercado, além de definir estratégias diferenciadas para o negócio. Em seguida, deve se pensar em sua proposta de valor, no propósito do seu negócio, e em como você pode fazer para que toda a sua equipe esteja alinhada com a empresa. Por último, o conceito de Canvas recomenda que você explore assuntos relacionados à operação. Meça quais são as fontes de receita e pense em quais atividades-chave, ou serviços, você vai oferecer e como esses serviços estão conectados para gerar os melhores resultados para o cliente. Com esse método, é possível delinear inúmeros modelos de negócios ao mesmo tempo, facilitando a comparação entre eles e a compreensão global do funcionamento da empresa. Tenha em mente que projetos bem estruturados têm mais chances de dar certo, uma vez que as necessidades e o perfil do consumidor, os riscos, custos e recursos necessários foram devidamente mapeados. Além disso, nesta fase do planejamento você consegue perceber se o modelo de negócio é realmente financeiramente viável.

Passo a passo para fazer o Canvas

Uma boa ideia é apenas o início de uma série de processos que irão surgir para quem quer empreender. E transformá-la em um negócio lucrativo só é possível através de um bom planejamento estratégico. Nesse artigo, detalhamos melhor como você pode aplicar o Canvas em sua empresa. Porém, para implementá-lo, é preciso que o empreendedor siga algumas regras importantes que tornam esta metodologia efetiva dentro de uma empresa. Confira:
  • Valores – Os valores organizacionais são tidos como um dos elementos mais importantes que uma empresa possui. Por isso, além de definir seu produto ou serviço, exponha quais valores serão passados aos seus clientes.
  • Segmento – Defina quais são os perfis dos seus clientes, onde estão localizados e qual a necessidade comum de ambos.
  • Canais – Determine de que maneira seus produtos serão reconhecidos, como chegarão aos clientes e como será seu formato de interação com eles.
  • Relacionamento – Mantenha sempre um bom relacionamento com os clientes, e determine o que precisará fazer para estreitar este relacionamento.
  • Receitas – Estabeleça os gastos e como você irá pagar pelos seus produtos ou serviços.
  • Recursos principais – Procure catalogar os recursos necessários para fazer o negócio funcionar.
  • Atividades principais – Liste as ações necessárias para a realização da proposta de valor.
  • Parcerias – Saiba identificar os fornecedores e parceiros estratégicos que ajudarão na realização da proposta de valor.
  • Estrutura de custos – É muito importante listar todos os custos que serão necessários ao se realizar a proposta de valor.
Seja online ou impresso, o modelo de negócio canvas costuma ser bem simples. Se impresso, pode ser preenchido por post-its, para que possam ser facilmente modificados ao longo do tempo, já que tais informações ainda são consideradas testes e poderão sofrer alterações.

Saiba quais ferramentas podem te ajudar a desenvolver o seu modelo de negócios Canvas

Existem alguns elementos usados para interpretar o quadro Canvas, que devem ser levados em consideração pelo empreendedor que deseja alcançar resultados positivos com a metodologia. A proposta de valor, por exemplo, deve ser pensada tendo como direção os clientes. Desta forma, deve ser feito o alinhamento entre os canais de comunicação, venda, distribuição, relacionamento, etc. Todos estes fatores, são reconhecidos como valor para os clientes, o que consequentemente irá gerar as receitas que a empresa necessita. O Business Model Canvas não possui restrições de uso e não se limita a um determinado modelo. Você deve seguir o seu jeito, porém, sem abrir mão das regras e ferramentas, começando da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, escrevendo detalhadamente cada processo. O lado esquerdo simula a eficiência e o lado direito do quadro o valor, isso porque nosso cérebro também é divido assim, o lado esquerdo representa nossa lógica e o lado direito nossas emoções. Confira algumas dicas de como tornar seu Canvas Business Model mais didático e de fácil entendimento: 1) Utilize post-its para cada um dos blocos do seu quadro. Isso faz com que as ideias se tornem circulares. 2) Defina palavras e imagens para descrever seus blocos com o objetivo de chamar atenção de todos. 3) As cores podem auxiliá-lo a dar mais clareza ao seu modelo de negócio. É muito útil compilar as cores de todos os elementos e relacionar a um segmento específico. 4) Não se prenda a apenas uma ideia e tenha a mente aberta para esboçar modelos de negócios alternativos e também ouvir sugestões. 5) Comece seu modelo Canvas a partir de uma tela em branco. Conte a história do seu negócio e vá preenchendo de acordo com os temas relacionados. 6) Analise cada modelo de negócio que você encontrar. Compreenda, aprenda e aplique.

Comece a desenvolver o seu modelo de negócios Canvas agora mesmo!

Criado para empreendedores revolucionários e que estão em busca de serviços inovadores, o conceito Canvas é voltado também para quem deseja estabelecer novas maneiras de fazer negócio. Este modelo tem transformado o mundo dos negócios por possibilitar uma mudança na forma como as pessoas estão criando e gerando seus empreendimentos. O Canvas tem recebido cada vez mais atenção, e se tornado uma ferramenta cada vez mais presente nas empresas em todo o mundo. O Canvas permite desenvolver diversas possibilidades estratégicas, como: arquitetar, desenhar e visualizar o seu modelo de negócio de forma completa e objetiva. Desenvolvê-lo significa ter em sua empresa uma ferramenta que permite que a entrega de valor seja real e atenda os interesses do público definido, além disso, o Canvas ajuda a empresa a manter os colaboradores alinhados a cultura da organização. Desta forma, é possível visualizar a descrição do negócio, das partes que o compõem, de forma que a ideia sobre o negócio seja facilmente compreendida por seus stakeholders. Tudo isto pode ser realizado independentemente do segmento de atuação da empresa. Com a construção do Canvas você construirá o seu negócio e conseguirá analisar a viabilidade da proposta.

Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.