Desde sempre a leitura é considerada um hábito fundamental para quem deseja se desenvolver em diversos âmbitos da vida. Afinal, através deste costume é possível  obter conhecimentos, adentrar novas culturas, aperfeiçoar a escrita e o vocabulário. No mundo corporativo, além de muitos executivos usarem a leitura como principal meio para se capacitar, a leitura tem ganhado cada vez mais espaço, e se tornado uma grande aliada, seja para a criação de um negócio bem-sucedido e até mesmo para o treinamento de equipes. Um dos principais benefícios para quem possui o hábito de ler, está a capacidade de compreender qualquer ensinamento de forma rápida, pois o raciocínio passa a trabalhar de maneira mais acelerada.   É através da leitura que muitos profissionais saem da caixinha e passam a descobrir novos caminhos de aprendizagem. Para os especialistas, ler é um processo que permite que o ser humano amplie suas habilidades, pense em novas oportunidades e desperte seus potenciais. A leitura constante também é capaz de interferir na forma como nos relacionamos, seja com clientes, equipe, gestores etc. Através dela é possível romper fronteiras e entender melhor o mundo e a nós mesmos. Confira alguns benefícios que a leitura proporciona para a vida pessoal e profissional:

  • Aumento do senso crítico perante uma situação;
  • Desenvolvimento de pensamento sistêmico;
  • Torna o Vocabulário mais eficaz;
  • Agilidade para se expressar;
  • Escrita mais coesa;
  • Maior aptidão para o convencimento de algo;
  • Pensar em novas opiniões;
  • Conhecimento de novas culturas;
  • Saber se relacionar de forma mais estratégica;
  • Desenvolvimento constante.
Já para quem deseja incluir o hábito de leitura na rotina, seguem algumas dicas:
  • Dê preferência para livros com assuntos do seu interesse;
  • Crie uma rotina de leitura no seu dia a dia;
  • Em momentos de tempo livre procure ler;
  • Defina uma meta de leitura;
  • No fim do mês contabilize as leituras realizadas.
Trabalhar com vendas é um tanto desafiador, e muitos profissionais possuem dificuldades de exercer tal função de imediato. Isto por acharem que não possuem as características que um bom vendedor deve ter, como por exemplo, exercer o poder de persuasão. E para quem possui este tipo de dificuldade, neste artigo iremos mostrar como a leitura pode ser um excelente mecanismo para as equipes que desejam aumentar suas vendas. Confira abaixo, os principais livros de vendas para você se tornar um expert no assunto:

1) Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um  – autor: Joe Girard com S. Brown

Como vender qualquer coisa a qualquer um A obra conta a vida de Joe Girard, eleito pelo Guinness de Recordes Mundiais como o maior vendedor de carros do mundo, durante muitos anos. No início do livro ele relata toda a sua infância e os diversos momentos difíceis que enfrentou em sua vida profissional. Em seguida, ele começa a contar como fez para virar o jogo e dá um relato inspirador sobre sua atuação como vendedor. Joe Girard ressalta todas as suas estratégias e modelos de trabalhos, bem como as ferramentas de vendas que foram elaboradas por ele. Estes métodos chamam a atenção por serem extremamente inovadores! Ele destaca, por exemplo, que a forma que utilizava para conseguir clientes era denominada ‘perdigueiros’, o que acabou se tornando uma ferramenta de vendas. Outro destaque está em seu poder de relacionamento com dezenas de pessoas, e principalmente, com seus clientes. De acordo com o autor, pelo menos um terço de todas suas vendas provinham da indicação de seus clientes. Joe Girard informa de forma bem objetiva, como fazia dos seus cartões de visitas e telefone, suas principais ferramentas para fechar grandes negócios. No livro ele conta que adotou um procedimento de atendimento, e que cada cliente atendido recebia de imediato uma correspondência de agradecimento pela compra. Ele aproveitava a ação para convidar esses clientes à os indicarem para amigos ou familiares que desejavam comprar um carro. Caso a indicação fosse realizada, o cliente recebia vinte e cinco dólares como comissão.   No geral, o livro mostra a importância das equipes de vendas desenvolverem uma metodologia de atendimento e de ‘atenção’ ao cliente, além de destacar diversas maneiras nas quais o vendedor pode desenvolver vínculos com seus clientes, criando assim um mecanismo de indicação e recompensa entre eles.

2) A Máquina Definitiva de Vendas – Turbine seu Negócio com um Foco Implacável em 12 Estratégias-Chave – autor: Chet Holmes

A máquina definitiva de vendas O principal objetivo desta obra é de apresentar técnicas e cases sobre diversos trabalhos com vendas. O autor ensina como um profissional de venda pode desenvolver seu papel de forma mais estratégica e trabalhando com inteligência. O autor Chet Holmes, destaca a importância de os profissionais exercerem doze estratégias, que segundo ele, são consideradas cientificamente mais efetivas do que fazer uso de ideias que consideram boas, mas que em muitas situações acabam não sendo úteis para se fechar uma venda. De acordo com Chet Holmes, o livro é um verdadeiro manual para profissionais de vendas, executivos, diretores, gerentes, empreendedores e profissionais que atuam com marketing. Além disso, ele também observa que o livro pode ser muito utilizado por profissionais de outras áreas como: médicos, dentistas e até mesmo advogados. Além de relatar toda a experiência e as ferramentas de vendas utilizada por Chet Holmes ao longo de sua carreira, o livro apresenta informações e estratégias efetivas para quem deseja aumentar a lucratividade, vender de forma correta e alavancar os negócios.

3) Os Segredos da Arte de Vender – autor: Zig Ziglar

Neste livro, o autor Zig Ziglar aborda diversos conceitos considerados essenciais em um processo de vendas, bem como em um fechamento de negócio. O autor destaca elementos importantes que devem ser exercidos por uma equipe de vendas, como por exemplo, criar métodos de vendas e lidar com objeções. Além disso, Ziglar também prega sobre a importância da prática da psicologia da venda para conseguir que o cliente feche uma compra. O livro é indicado principalmente para quem está iniciando a carreira como vendedor. Além disso, a obra aborda diversos mecanismos de vendas, através das histórias e dos exemplos citados pelo autor. De acordo com Zig Ziglar, o objetivo deste livro é inspirar e ensinar os leitores a aprimorar suas ações diárias de vendas. Dentre algumas citações da obra estão:
  • “O cliente potencial é persuadido mais pela força de sua convicção do que pelo tamanho de sua lógica.”;
  • “Você não vende o que o produto é – você vende o que o produto faz.”;
  • “Uma conquista espetacular vem sempre precedida de uma preparação não espetacular.”;
  • “Sua empresa nunca é realmente boa ou ruim lá fora. Sua empresa é boa ou ruim entre os seus ouvidos.”
O livro é um grande aliado para quem deseja se aperfeiçoar diariamente. Isto porque, além de possuir diversas observações, levanta a importância dos vendedores se atentar aos detalhes deixados por seus clientes.

4) A Bíblia de Vendas – autor: Jeffrey Gitomer

A bíblia das vendas Considerado um best-seller, está obra tem sido um clássico mundial por muitas décadas. Nela, o autor Jeffrey Gitomer relata quais são as principais técnicas de vendas, treinamentos aplicáveis às equipes, entre outros temas considerados essenciais para quem deseja alavancar seu negócio. Entre os conceitos abordados pelo autor, estão os conhecimentos necessários para atingir metas e resultados almejados. O autor estabelece cerca de dez mandamentos de como se obter sucesso em vendas, aborda a importância de investir nos relacionamentos, como por exemplo, transformar futuros clientes em amigos, amigos em clientes e, posteriormente, em fregueses de longo prazo. De acordo com Gitomer, o bom vendedor deve se atentar aos problemas do cliente e pensar possíveis soluções para eles. Além disso, ele destaca que mais importante do que oferecer produtos e serviços, é estabelecer uma conexão com o cliente, isto irá fazer com ele se torne fiel a marca. O livro foi eleito como o melhor para o segmento de vendas, e se tornou um manual para milhares de pessoas que desejam aprender mais sobre o assunto.

5) Gestão Eficaz da Equipe de Vendas – autores: Francisco Javie S. M. Alvarez e Marcos R. Carvalho

Gestão eficaz da equipe de vendas Em tempos em que o poder de compra está cada vez mais propagado e os consumidores mais exigentes em relação aos produtos e serviços escolhidos, esta obra é essencial para quem deseja capacitar equipes de vendas, tornando-as atualizadas sobre as principais tendências do mercado de vendas. O livro aborda diversas reflexões e métodos eficazes sobre modelos de gestão, técnicas, sistemas e práticas, tanto para os gestores de uma equipe, quanto para os próprios vendedores. De acordo com os autores, a obra oferece dinâmicas e contextos sobre como as companhias elaboram seus projetos de gerenciamento, controle, relacionamento com os clientes, táticas de como se evitar a competitividade, e como gerar lucratividade. Outros temas destacados entre os autores são: como é feita a manutenção de clientes, como é elaborado o plano de gestão dos gerentes de vendas, e o dia a dia dos vendedores. Confira abaixo, os principais assuntos debatidos no livro:
  • A influência do ambiente nas interações de vendas;
  • Os tipos e características do processo de vendas;
  • O perfil do novo vendedor;
  • Desenvolvendo o vendedor de alta performance;
  • Escolhendo a equipe de vendas;
  • Treinando e avaliando a equipe;
  • Conhecendo os modelos de gerência de vendas;
  • A pirâmide de vendas;
  • Analisando a eficiência da equipe.

6) As armas da Persuasão – Como Influenciar e Não se Deixar Influenciar  – autor: Robert Cialdini

As armas da persuasão Escrito por um dos maiores especialistas no assunto de persuasão, o livro aborda de maneira objetiva sobre as formas como os clientes são envolvidos por esta técnica, muitas vezes sem se dar conta, e também de como os vendedores podem aprender a desenvolvê-la. O autor Robert B. Cialdini é psicólogo, tal motivo o levou a se dedicar ao estudo da persuasão. Segundo ele, tudo começou após ter passado por diversas experiências de negociação, nas quais, acabou fechando compras por impulso e/ou incentivo de outras pessoas. Robert conta que até mesmo um operador de telemarketing, o convencia a realizar uma compra. Com isso, seu objetivo foi retratar nesta obra os principais fatores que levam os consumidores a dizer sim, e quais técnicas de convencimento são utilizadas pelos vendedores.

7) Gestão de Vendas – 21 segredos para alcançar o sucesso  – autores: José Luiz Tejon e Marcos Cobra

Gestão de Vendas Os autores desta obra são ícones na área de vendas, o que faz com o livro seja um manual que possibilita que os profissionais de vendas desenvolvam desempenhos únicos e diferenciados. De acordo com os autores, o livro destaca a importância das equipes de vendas desenvolverem planos estratégicos de organização e vendas. Pois essas atividades são essenciais para a rotina de trabalho de um bom vendedor. Os autores ressaltam a importância de os vendedores conhecerem mais sobre a empresa que trabalham, os serviços, os produtos que oferecem e principalmente o perfil dos clientes.
Gostou deste artigo? Então, deixe o seu comentário com sugestões.

Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.