Você quer alcançar resultados reais, porém não entende como a negociação pode te ajudar com isso?

Pois hoje você vai aprender o poder da negociação! Muitos acham que negociação se trata de "forçar sua vontade sobre outra pessoa", porém, de longe, não é isso mesmo. Negociar tem a ver com buscar o melhor acordo sempre, mesmo que isso envolva não conseguir o melhor para você. Esse tipo de ação pode não ser fácil, porém traz resultados de curso prazo para a sua empresa. Ela não só abre espeço para novos negócios, como pode te ensinar a ter um discurso persuasivo, bem estruturado e preparado para lidar com qualquer situação dentro dos seus negócios. A negociação é uma arte, e entender como ela funciona te dar o poder de usa-la a seu favor, em qualquer momento. Por isso é necessário o estudo e a prática constante dessa técnica, é uma forma do seu botão "negociar" estar sempre ligado e pronto!

Quais tipos de resultados você alcançará com a negociação?

Você alcançará resultados reais, apenas explorando oportunidades de uma forma diferente, com uma visão mais aguçada sobre os fatos e possibilidades de negociar com alguém. Verá chances de jogo virar a seu favor, gerando oportunidades pela negociação. Quer vender mais utilizando técnicas de persuasão? Buscar sempre o melhor acordo de uma forma prática e com técnicas comprovadas? Quer conseguir fazer o cliente enxergar o valor que o seu produto/serviço tem? Então esse texto é perfeito para você!

Negociação – O que é? – Conceito e definição.

Independente da área que você atue ou do seu segmento, a negociação é uma das técnicas mais usadas para quem trabalha com vendas. Saber negociar, na prática e no ato, é o que pode garantir uma venda fechada com mais facilidade e rapidez para ambos os lados (cliente e vendedor). Mas o que é negociação? Em Latim negociação significa cuidar dos negócios, mas na prática essa palavra pode ter diversos significados como, por exemplo, a ação de propor uma solução para duas ou mais partes envolvidas em algo. Ou seja, pode ser um diálogo rápido entre duas pessoas com objetivos de alcançar algo, ou um processo demorado entre diversas empresas para efetuar alguma ação. A palavra tem uma amplitude muito grande, e diversos significados.

Conceitos de negociação que você precisa saber:

Existem diversos conceitos de negociação que são aplicáveis a várias situações. Porém 3 são os mais essenciais de todos. Veja:
  1. Informação – Você precisa ter o controle total sobre as informações da negociação que fará. Estude sempre com quem irá negociar. Sempre. O controle de informação é um conceito necessário para quem quer ser um bom negociador.
  2. Tempo – Saber controlar o tempo também é importante. E não estou falando apenas de organização e cronogramas não, mas sim de timing. Controle o tempo que vá falar sobre o seu produto e o tempo que vá ouvir. Timing é tudo.
  3. Mindset de argumentação – Tenha sempre consigo um mindset de argumentação. Busque questionar (sem se tornar chato) sobre tudo na negociação. Demonstre que o seu produto é melhor, mas explique todos os por quês até tudo ficar super claro.

As etapas de uma negociação bem-sucedida:

Existem 4 etapas para uma negociação ser 100% bem-sucedida:
  1. Pesquisa e desenvolvimento

Nessa fase você vai pesquisar todos os dados possíveis sobre a pessoa/empresa que você desejar negociar com. É essencial entender todos os detalhes dessa empresa para ir preparado para as fases adiante. A fase de pesquisa é a estrutura de uma negociação. Ela permite que você monte uma proposta que tenha a ver com o seu alvo, e ao mesmo tempo contemple o que você quer para si. Pesquise e desenvolva essa proposta dentro dos mínimos detalhes.
  1. Abertura de proposta

Agora que já sabe todos os dados da empresa, já montou uma proposta matadora e irrecusável, é hora de abrir essa proposta, apresentando-a para o seu alvo. Nesse estágio você precisa passar confiança, e que entende claramente sobre o que está negociando. De nada adiantar ter uma proposta irrecusável e não saber apresenta-la. Por exemplo, se você estiver vendendo um produto para uma empresa, você precisará fazer um tipo de apresentação normalmente mais focada na razão e em dados. Caso a venda seja para uma pessoa, é mais provável que opte pela emoção, e outros fatores emocionais que ajude na hora da compra. De qualquer forma, saber apresentar a sua proposta é essencial para você ter sucesso em pelo menos ser ouvido e entendido claramente. Ainda dentro da fase da abertura de proposta, é importante ressaltar que você precisa levantar os pontos importantes (vantagens) para a empresa. É necessário que ela enxergue que está fazendo um bom acordo com você. Busque quais vantagens expor (etapa 1 – pesquisa) e coloque na sua apresentação.
  1. Argumentação (Perguntas e Respostas)

Nessa fase a proposta já foi estruturada se baseando no que é importante para o cliente, e já foi apresentada de uma forma clara e compreensível para ele. Agora o cliente vai tirar suas dúvidas quanto ao produto/serviço. Esse é o momento de demonstrar que você tem conhecimento sobre as dores e necessidades dele de uma forma única. Busque mostrar para o cliente que aquilo que vocês estão negociando é um ótimo acordo para ambos, e que os dois só tem a ganhar com isso.
  1. Finalização

Agora é o momento decisivo para você fechar, ou não, o negócio. Você já apresentou sua proposta, já mostrou claramente as vantagens da sua oferta e já demonstrou conhecer o cliente de uma forma inteira. O que fazer então? Caso o resultado seja positivo, é necessário alguns questionamentos e ajustes finais para que tudo saia de acordo com o que foi negociado. Caso o resultado seja negativo, é necessário dar um passo atrás e entender em que parte o processo deu errado. Não pense que você possa ter estragado tudo. As vezes as pessoas não conhecem identificar um bom negócio, por mais que negociação esteja sendo feita corretamente

5 características comuns em ótimos negociadores

Ninguém se torna o mestre na arte de negociação da noite para o dia. É necessário muito trabalho duro, esforço e, claro, estudo sobre todas as técnicas de negociação que dão certo na prática e no dia a dia. Apesar disso, existem certas características que todo bom negociador tem. Essas características as vezes nascem com a pessoa, mas muitas vezes elas podem e devem ser desenvolvidas de uma forma integrada. Esse tipo de comportamento não garante que você vá fechar a venda, mas pelo menos aumenta as suas chances de ser bem visto, entendido e assimilado, o que pode sim contribuir de certa forma para o fechamento de um negócio. Vejamos:

Boa comunicação

Essa característica é essencial para qualquer profissional de vendas. Se você não tem uma boa comunicação, como pode esperar que alguém entenda e compre de você? É essencial desenvolver isso caso queira ser bem-sucedido nas vendas. Na parte de negociação, a boa comunicação funcionando como disseminador das suas ideias. Se você tem uma ideia muito boa para vender um produto para um cliente, porém não sabe se comunicar, corre o risco de perder a venda por pura falta de entendimento do cliente. Treine a sua comunicação. Você pode fazer isso lendo bastante, treinando falar em público, ouvindo grandes oradores ou simplesmente praticando com as pessoas a sua volta.

Educação

Ser educado é um pré-requisito para vendedores (e humanos, no geral). Sem a educação você não consegue nem se fazer ouvir. Já imaginou um cliente tentando negociar com você e você sendo mal-educado com ele? As chances são dele nem te ouvir. Entender como funcionam as regras de etiqueta social, e os princípios éticos, ajuda muito em qualquer negociação que faça. Isso demonstra respeito pelo próximo, e todos, sem exceção, admiram o respeito.

Compreensão

Outra habilidade importante é ser compreensivo com o cliente, ou quem quer que esteja negociando. Tente entende-lo como um ser humano, e não apenas como um número a ser atingido ou objetivo a ser cumprido. Claro que existem momentos aonde você vai precisar priorizar o que é mais vantajoso para você, mas isso não te impede de forma alguma de ser sempre ético e ter compaixão com o outro lado. A empatia é uma arma poderosa da persuasão e da negociação.

Criatividade

Imagine que você negociando com alguém e do nada alguém te faz uma pergunta que você não está apto a responder claramente. É nesse momento que a criatividade precisa surgir para te salvar. Não confunda criatividade, com desonestidade. Se não sabe a resposta, ou não tem a informação necessária para aquele momento, diga isso claramente. Porém existem certos casos que a resposta está lá e você só precisa ser criativo e saber pensar rápido. Isso acontece muitas vezes nas vendas e esse tipo de gatilho (ser criativo, pensar rápido) precisa estar pronto e preparado sempre.

Poder de persuasão

Muito se fala sobre o poder da persuasão. Alguns dizem que é algo natural de certas pessoas, outros dizem que é algo trabalhável. A verdade é que persuadir alguém envolve certos aspectos como: informação, timing e convencimento. Você precisa ter as informações corretas para jogar com elas. Precisa do timing para saber quando jogar essas informações ao seu favor e precisa utilizar técnicas de conhecimento, como o PNL, por exemplo.

Relação Ganha Perde: Entenda como funciona essa teoria

Essa teoria afirma que em uma negociação uma pessoa pode ganhar com algo, enquanto a outra perde. Daí o nome Ganha-perda. Nesse tipo de teoria uma pessoa pode seguir firme em sua negociação, por mais resistência que encontre pela frente. Ela simplesmente analisa e mensura ponto a ponto da negociação, o que vale “ganhar” e o que vale “perder”. Esse tipo de teoria também pode ser praticado para a resolução rápida de um problema. A pessoa aceita perder algo, visando ganhar outra coisa que busca também. O “ganha-perde” pode ajudar se usado na medida certa, e principalmente no timing correto.

Aprenda a negociar: 6 dicas práticas

Agora que você já sabe os principais conceitos sobre a negociação, é o momento de explorar 6 dicas práticas que podem te ajudar no dia a dia:

Saber Ouvir

Saber ouvir é extremamente necessário para quem quer fechar vendas rapidamente. Fale com clareza e levante os seus pontos, porém saiba ouvir e principalmente busque o que fazer com a informação que você ouvir e recebeu. O cliente eventualmente te diz o que precisa.

 Montar um planejamento sempre

Se planejar é necessário para qualquer coisa na vida, porém quando falamos de negociação, é uma regra básica. Saiba sempre o que vai falar, quando vai falar e o porquê de falar aquilo. Ter um planejamento mantém você no trilho e preparado para qualquer eventual problema.

Montar uma oferta irresistível

Chegue sempre para o seu cliente com uma proposta irresistível e irrecusável. Isso não significa abaixar o preço ao máximo e sim entender aonde ele vê valor e ir direto nisso. Monte uma proposta que seja 100% personalizada para ele e deixe claro que é uma oferta única.

Preço alto ou preço baixo

Você pode jogar com o preço ao seu favor. Inicialmente, quando chegar para vender algo, coloque o preço o mais alto possível (sem beirar o absurdo, claro). Quando o cliente questionar o preço, dê um desconto para ele. Dessa forma você acaba por manter um preço já imaginado, só que o cliente sente que o desconto dado é uma forma de bônus para ele. Essa técnica é bastante usada em lojas de shopping e funciona como água no deserto.

Sem Gratuidades

Em hipótese alguma dê coisas de graça para o cliente com o intuito de ajudar em uma venda. Uma coisa é dar descontos, o que sugere que você abaixou o preço para facilitar a negociação, a outra é entregar algo gratuitamente. Quando você dá algo de graça, essa coisa automaticamente perde um pouco o seu valor, e não queremos que o cliente ache que o seu produto ou serviço não tem valor. Então evite ao máximo gratuidades de qualquer espécie por mais que o cliente peça.

Tenha uma carta na mão.

É sempre bom ter uma carta na mão quando você for negociar. Supondo que o cliente viu um produto, uma roupa que seja, e decidiu comprar. Um pouco depois ele percebe que não pode pagar por aquele produto, apesar de ter gostado muito do item. A carta na mão seria já ter outra peça de roupa escolhida, caso a opção ficasse muito cara para o bolso do cliente. Esse tipo de antecipação ajuda na negociação e mantém que tudo vai continuar seguindo seu rumo normalmente.

Conclusão: Comece a aplicar essas técnicas, hoje mesmo, e torne-se um negociador de sucesso.

Agora que você já entendeu os principais conceitos e técnicas, além de ter visto dicas sobre como negociar, o que achou de tudo? Ficou faltando alguma dica? Tem alguma experiência para compartilhar? Deixe nos comentários abaixo, e até a próxima!

Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.