Quer garantir a satisfação do seu cliente com seu produto ou serviço?

Então é hora de começar a fazer follow-up! Mas calma lá, o que significa essa expressão? E o mais importante, como ela pode te ajudar a garantir a satisfação do seu cliente? E mas ainda, como ela pode fazer você lucrar e obter os melhores resultados de vendas que já teve até agora? Todas essas perguntas serão respondidas aqui nesse guia. Vamos te apresentar essa arma secreta poderosíssima. Seguindo o guia abaixo você poderá melhorar suas técnicas de venda e vender MUITO mais, em menor tempo.  Posso dizer que será capaz de fazer o seu lucro dobrar em poucos meses de uso. Nesse guia você aprenderá o que é follow-up, como faze-lo, as ferramentas necessárias para executá-lo e os benefícios diretos que essa técnica traz para os seus negócios. Além de ver exemplos reais dessa técnica explicados de uma forma fácil e prática. Ao final, você estará apto a melhorar a si mesmo, e treinar a sua equipe para fazer um follow-up matador, entregando 100% de valor para seu cliente em um pós-venda diferenciado! Se você deseja aumentar a satisfação do seu cliente, e consequentemente, vender mais, esse post é perfeito para você. Se tiver dúvidas, deixe um comentário no final da página. Boa Leitura!

O que é esse tal de Follow-up? Conceito e definição da prática.

Se você deseja que seus clientes continuem voltando, e consumindo sua marca, é necessário manter uma regra simples, porém de ouro. Essa regra vai fazer toda a diferença para você e suas vendas. Ela é: você precisa saber como eles se sentem em relação ao seu produto e serviço, e aí então saberá o momento de vender, fidelizar e o quando de recuar em um approach. Entender o cliente, e como ele se sente consumindo o seu produto, é o cerne para qualquer relacionamento de vendas. Sério. Se você não consegue entender o seu cliente, precisa rever certos conceitos para se tornar um vendedor melhor. Porém, a pergunta principal é como saber o que o cliente sente? Adivinhação? Mágica? Chute? Nada disso. Existe uma técnica, além da PNL, que é poderosíssima e fará você ler o cliente de uma forma transparente. O nome dela é follow-up. A expressão em inglês, follow-up, tem em seu sua tradução literal: acompanhamento ou a avaliação de algo realizado anteriormente. O follow-up, tecnicamente, pode ser visto com uma tarefa para acompanhar o relacionamento, a satisfação e o grau de relação entre vendedor e comprador, ou empresa e consumidor. Na prática, é quando um vendedor executa uma venda, e depois de um tempo variável (pode ser 1 dia, 1 semana ou 1 mês, dependendo do tipo de produto), ele entra em contato com o comprador para medir o grau de satisfação com o produto. Esse tipo de ação perpetua a relação entre quem vendeu e quem comprou, demonstrando comprometimento e cuidado por parte de quem executou a venda, e abrindo novas oportunidade de venda também.

O papel do follow-up nas vendas e os seus 3 objetivos:

Ok, você já deve ter entendido muito a parte teórica que envolve o follow-up em uma estratégia de vendas. É importante, entretanto, entender como isso se aplica na sua realidade, percebendo o real papel do follow-up nas suas vendas. Um ponto importante a ser levantado, dentro de cada venda, é a expectativa do cliente. Gerenciar esse tipo de emoção é essencial para você manter um relacionamento forte. O papel principal do follow-up é justamente esse gerenciamento. Executando essa técnica você terá a abertura necessária para entender como o cliente se sente, em que etapa ele está, e se essa etapa está alinhada com as expectativas da empresa, e as suas. Os 3 objetivos principais do follow-up são:
  1. Entender se as necessidades dos consumidores se alinham com as da empresa.
  2. Descobrir que caminho tomar para manter essa necessidade suprida constantemente.
  3. Garantir a satisfação do cliente em ter a sua necessidade resolvida.

Porque o follow-up ainda é pouco aplicado por equipes de vendas?

Muitas equipes de venda ainda não conhecem o poder do follow-up, ou até mesmo não sabem como realizá-lo. Os principais motivos para evitarem essa técnica são:

Falta de tempo

A falta de tempo para realizar esse ação é algo constantemente discutido pelas equipes de vendas. Com todas as atribuições, fica difícil arranjar espaço em suas agendas para realizar um follow-up coerente, e que agregue valor para o cliente. Porém, se engana quem acha que follow-up é perda de tempo. Com um follow-up bem feito é totalmente possível vender mais para aquele mesmo cliente. Relacionamento é tudo, e não só de prospecções que funciona uma empresa

Processos falhos de acompanhamento

Outro motivo sempre citado é a falta de um conhecimento, ou de um processo de acompanhamento, que de fato funcione. Deixar os vendedores soltos ou simplesmente exigir que eles liguem para seus compradores é inútil. Deve haver um treinamento específico que ajude nesse tipo de ação, junto com indicadores, scripts e muito treino. Por ser uma técnica que envolve muitos detalhes, o follow-up pode ser mais complexo do que parece. É necessário prestar atenção nos processos sempre.

A forma certa de fazer o follow-up  dentro do processo de vendas

Os dois quesitos acima não são difíceis de serem mapeados e resolvidos, e agora que já sabemos o que é, e qual o papel do follow-up, podemos  descobrir como e quando podemos realizar esse tipo de ação. Veja abaixo algumas dicas de quando e como realizar o follow-up da forma correta:

Qual a forma certa de fazer o follow-up  dentro do processo de vendas?

Não existe uma fórmula mágica para fazer follow-up, apesar da importância que esse tipo de pós venda tem. O que existe, entretanto, são práticas recomendadas para cada tipo de etapa que o cliente se encontra. Abaixo você encontrará um passo a passo rápido sobre como fazer essa pós-venda:
  1. Primeiro entenda as expectativas da sua empresa. Aonde ela quer chegar, e quais objetivos ela tem com seus clientes.
  2. Abra um canal de comunicação com o cliente. Mande um e-mail, uma carta de apresentação, um mensagem via WhatsApp ou ligue. O importante é lembrar ele que você está lá para o que ela precisar.
  3. Caso ele entre em contato com você, seja sempre solícito e tire todas as dúvidas dele, com relação à empresa, produtos ou serviços.
  4. Saber ouvir é bem importante. Escute o que o cliente diz, e busque transformar suas respostas em ações que melhore a experiência dele com a marca.
  5. Sempre que uma compra acontecer por parte do cliente, o agradeça-o pela preferência. Os detalhes são o que farão ele lembrar de você no futuro.

Qual a hora certa de fazer o follow-up  dentro do processo de vendas?

Não existe uma hora específica para começar a fazer o follow-up com os seus clientes, porém deve existir bom senso e momento para tudo. Vamos dar 4 dicas que podem te ajudar bastante a escolher o melhor momento para fazer o follow-up:
  1. Nunca ligue para seus clientes em horários extremos (muito tarde ou muito cedo. Opte pelo horário comercial comum. É mais fácil de achá-lo, e ao mesmo tempo bem mas educado.
  2. Caso o cliente entre em contato com você antes, tente retornar o mais rápido o possível. Não deixe muito tempo passar, e nem demore para retornar a ligação. É essencial que o seu cliente se sinta respeitado.
  3. O tempo esperado até realizar o follow-up também é importante.Por exemplo, se o cliente tiver feito a compra  na segunda-feira, seria interessante esperar de 2 a 3 dias para realizar o follow-up.
  4. O timing durante a ligação precisa ser o mas variável possível. Quem determina o tempo que ligação vai durar é o próprio cliente. Sinta o tom dele e busque sempre responder objetivamente à suas perguntas.

Como estabelecer o follow-up na sua empresa:

Para começar a fazer o follow-up é necessário montar uma estratégia rápida sobre os seu clientes. Entender quem comprou o quê nos últimos meses é o essencial, de outra maneira seria impossível ligar para as pessoas e falar sobre o produto. Tente demorar um pouco mais nessa parte, é importante ter os dados corretos.

Mapeamento dos clientes:

O primeiro passo é mapear quem são os clientes principais, as compras feitas em um período determinado de tempo, qual o valor agregado em cada venda e o ciclo de vida do cliente. Dessa forma, você consegue ver quanto aquele cliente representa na sua lucratividade, e o quanto vale a pena para mantê-lo consumindo da sua marca.

Treinamento da equipe de vendas:

O passo seguinte a todos esse trabalho de mapeamento é treinar a sua equipe de vendas, ou você próprio aprender os fundamentos do follow-up. Tente montar sempre questionamentos que os clientes farão e treine sua equipe em cima disso. Tente, erre, corrija, aprenda e tente de novo o número de vezes que for necessário. Não ache que nas primeiras ligações tudo sairá bem, porém se você se preocupar em aprender com cada ligação, com cada cliente e cada experiência, logo terá sucesso. Um dos passos importantes é anotar tudo que é falado. Tente anotar e planilhar todos esses dados da forma mais compreensível possível. Saber ouvir é importante, porém computar cada dado e insight dado pelo cliente é o que vai fazer você de fato fechar mais vendas com ele no futuro.

Ferramentas para ajudar:

Existem algumas ferramentas que são importantes para realizar o follow-up, porém as duas mais importantes são: CRM e planilhas. Sem essas 2 ferramentas, fica bem improvável que você consiga fazer um pós-venda 100% eficiente. Uma ferramenta de CRM ( customer relationship management ) é a responsável por computar todos os dados do cliente. Lá dentro você pode inputar dados, preferências e produtos que o cliente adquiriu. Com esse tipo de informação, fica muito mais fácil de treinar e montar um script exclusivo para cada cliente, respeitando suas particularidades. Use o poder da informação a seu favor. As planilhas também são de extrema importância. Você irá anotar dados, ideias, insights e opiniões de cliente. Você precisará manter todos esses dados atualizados, e anotar tudo enquanto o cliente fala pode ser muito dificíl. A minha dica pra isso é a criação de uma planilha com indicadores específicos como:
  1. Produto/Serviço adquirido
  2. Data de compra
  3. Nome, idade e endereço do cliente
  4. Valor gasto pelo cliente
  5. Telefone/e-mail e whatsapp
Aproveite o follow-up para atualizar os dados antigos do cliente. Nada é pior do que dados desatualizados, e sem sentido.

Como o marketing de conteúdo te ajuda no follow up.

O marketing de conteúdo é uma ferramenta tão importante quanto as citadas acima. A diferença é que esse tipo de marketing pode servir como estratégia complementar ao seu follow-up. Como próprio nome já diz, o marketing de conteúdo gera conteúdo relevante para o cliente, e tudo que você precisa fazer no follow-up é explicar para ele que existem canais (site, mídias sociais, e e-mail marketing) que podem sanar suas dúvidas. Além do cliente se manter informado sobre os seus produtos e serviços, o que facilita mais ainda as suas vendas, você pode se comunicar com ele diversas vezes para falar sobre uma matéria que saiu no blog, ou um e-mail da nova coleção. Utilize o marketing de conteúdo como gancho para manter um relacionamento próximo do cliente. É uma estratégia que funciona e pode te ajudar bastante no seu dia a dia com ele.

Conclusão: Comece a fazer follow up – hoje mesmo - e converta mais vendas

Você já deve ter percebido que esse tipo de técnica não é um bicho de sete cabeças, certo? Aprender a utilizar o follow-up da correta pode ajudar bastante nas suas vendas, e no seu relacionamento com os seus clientes.
Em nosso blog, já falamos sobre técnicas de venda inovadoras. Acredito que você irá gostar do conteúdo abaixo.
» O que é Scrum: Como Ele Pode Revolucionar Seu Negócio
» 17 dicas de como vender mais (a 3ª é matadora)
» Matriz SWOT: Tudo o Que Você Precisa Saber
É uma forma prática de trazer ele para próximo da sua empresa sempre, ao mesmo tempo que demonstra sua importância, e o valor dos seus produtos. Ou seja, todos saem ganhando com um follow-up bem feito. Tente seguir essas dicas, sempre moldando-as para às suas necessidades específicas. E aí, faltou alguma dica? Deixem nos comentários abaixo suas sugestões ou experiência pessoal que ache relevante.

Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.