Você gostaria de gerar mais oportunidades de vendas online?

Leads é o que você precisa gerar. Mas o que são leads? O mundo das vendas tem dezenas de nomenclaturas diferentes. Empresas que querem montar uma estratégia de vendas com resultados satisfatórios devem incluir a geração de leads. Você, com certeza, já ouviu falar sobre a geração, qualificação/nutrição e fechamento de vendas usando a metodologia de leads, não é? É um termo que está em todo lugar, o tempo todo! Por ser bastante usado no meio digital (pode acreditar que no final do texto você entenderá o porquê), esse termo se tornou quase um mantra para quem quer vender mais! (falamos um pouquinho dele nesse post aonde desvendamos os mistérios do funil de vendas!) Mas antes de irmos a fundo e descobrirmos o que é, queremos explicar com qual tipo de público falaremos nesse post. Será com:
  • pessoas que querem empreender na internet.
  • empresários querem vender algo pela web.
  • curiosos que gostariam de entender melhor a metodologia de leads no meio digital.
Mas, se você não tem nenhum objetivo de vender pela internet, relaxa! A metodologia do funil de vendas e a geração de leads pode servir para a sua empresa física.
A sua mente pode te ajudar a vender muito mais! Quer saber como? Clique aqui! Guia Completo de metas de venda: Aprenda de uma vez a importância das metas e como defini-la.
Agora, antes que pense que leads serão apenas mais um nome difícil para algo complicado de alcançar, não se desencoraje! Leads são minas de ouro (ainda inexploradas). E, nesse post, te ensinaremos como explorá-las da melhor forma possível! Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários. Boa leitura!

O que são leads?

Se você não ainda não sabe, tenho certeza que quer muito descobrir do que se tratam os tais leads. Ok, lá vai: leads são oportunidades de negócios. "Apenas oportunidades de negócios?" Sim, potenciais oportunidades de negócios. Na prática, são consumidores que demonstraram, em algum momento de sua jornada de compras, que tem interesse em comprar seu produto ou serviço. "Mas só isso? Então eu tenho milhares de leads, afinal muita gente entra no meu site e não compra nada. Posso classifica-los como leads, certo?" BAAAAAAAM! (buzina) Não. Não pode. Eles não são (potenciais) compradores seus, são apenas visitantes do seu site. (Esse conceito se aplica em lojas físicas ou e-commerces também.) Não é porque um cliente entra na sua loja, ou visita o seu site, que ele se tornará automaticamente um lead. Para entendermos melhor o conceito de lead, é necessário diferenciá-lo de um visitante, porém..

Qual é a diferença entre visitantes e leads?

Para definirmos de uma forma rapidinha um lead de um visitante, precisamos apenas de uma coisa: informações sobre ele. Quantas informações sobre os visitantes do seu site você tem? Quando esses visitantes vão de uma página à outra, antes de sair do seu site, eles deixam alguma informação sobre si próprios em algum lugar? Se a resposta for não, então você pode ter visitantes, não leads.. O momento-chave que um visitante se torna um lead é quando ele coloca suas informações de contato em alguma página, formulário ou forma de contato seu. Para simplificar:
  • Deixou o nome e o e-mail? É lead.
  • Apenas visitou o site e foi embora? Visitante!
  • Preencheu o formulário deixando cargo e telefone? Opa, lead!
  • Curtiu apenas um post seu no facebook? Ganhou apenas um visitante.
  • Engajou com a marca, deixando claro o seu interesse de compra e informações gerais? L-E-A-D!
  • Clicou no banner, foi da rede social para o site, do site para a aba de contatos, mas não executou nada? Adivinha? (visitante)
Definir esses dois é bem importante, pois o momento transformar um visitante em lead é o foco da maioria das estratégias de vendas. Isso acontece porque um lead tem um valor tangível para a empresa, enquanto o visitante não tem. (Não que um visitante não seja importante. Mas o fato dele ainda não estar preparado para interagir com a marca, faz com que a empresa precise esperar até dar o próximo passo. Agora que você já sabe o que é ou não um lead, podemos passar para a próxima fase. Vamos explicar como, e porquê gerar leads é mega importante para a sua estratégia de vendas.

Por que eu preciso gerar leads?

Supondo que um usuário entre no seu site e você não faça nada para captá-lo. Daqui a um tempo, 5 usuários entram e você também não se mexe para fazer nada de captação. 10, 15, 200, 1000, 10.000 usuários já passaram pelo seu site, e nada foi feito para converte-los. Esse exemplo pode ser eterno, com milhares de usuários entrando e ninguém se preocupando em monetizar essas visitas. Porém isso me parece uma perda gigante de oportunidades de vendas! (E eu tenho certeza que qualquer leitor desse blog quer TUDO, menos perder uma venda.) Captar e trabalhar um lead na internet é importante do ponto de vista comercial. É como abrir oportunidades, no meio digital. Quase como se alguém entrasse em uma loja física, falasse que gosta do seu produto e pedisse para mandar mais informação via e-mail. Quando esse pedido de informações acontece, automaticamente o visitante vira lead, e você ganha uma oportunidade de venda. Usuários entram no seu site, procuram e entendem sobre o seu produto, e quando eles se sentem estimulados o suficiente, simplesmente perguntam mais sobre ele. Parece um processo fácil, certo? O problema e que se você não trabalha a geração de leads, o seu usuário nunca passará de visitante para lead. É necessário que você deixe o seu site mais atraente, seu design responsivo e que crie um bom conteúdo de atração e conversão de leads. O usuário no seu site precisa se sentir atraído pelo o que lê, estimulado pelo o que você escreve. Tudo isso faz com que ele execute o momento-chave (te dar informações sobre ele), e aí que tudo começa a ficar interessante. Não é porque ele te deu um contato que significa que ele vai comprar de você. É necessário trabalhar todos os seus leads até que estejam prontos para a venda. Porém, fica sempre uma dúvida quando falamos em geração e nutrição de leads:

Por que me preocupar em gerar e nutrir leads, ao invés de só tentar vender direto para eles?

"Se o usuário já pôs o telefone ou e-mail dele lá, por que não ligar e simplesmente oferecer o produto, certo?" Vou te responder essa pergunta com outro exemplo: suponha que você entrou em uma loja de artigos esportivos e que tenha se interessado por uma chuteira. Você pede mais informações sobre a chuteira para o vendedor, como os tipos de cores e tamanho. Ele, quase que imediatamente, já vem com a chuteira nova dentro da caixa, a nota fiscal impressa e a maquinha do cartão. Ele pede para que você compre o produto na hora. Assustado, você explica que só queria ver o produto, e não que já iria compra-lo. Apesar de muito fantasioso, esse exemplo traduz exatamente o que aconteceria no meio digital. Não adianta tentar vender direto para o seu cliente, porque ele simplesmente não está pronto ainda. (e uma abordagem assim torna provável que a possibilidade de venda morra logo ali.) Ele pode se interessar pelo produto, querer saber mais, querer as informações ou até testá-lo. Tudo isso pode significar que ele QUER comprar, não que ele VÁ comprar. Mas, para ilustrar de uma forma clara, temos 3 estágios de leads em um momento de interesse. Vejamos:

Estágios dos leads, antes do momento de compra:

Cada estágio de vendas tem uma pontuação específica. Existem alguns cálculos que são feitos para definir o nível e qualidade dos leads convertidos. Dessa forma, se o lead estiver no estágio I, e executar um número de ações específicas, ele terá uma pontuação suficientemente grande para passar para o próximo estágio. O nome dessa técnica de cálculos é: lead scoring. Ela é a responsável por direcionar o tipo de approach a ser feitoe qual time irá cuidar do lead em qual momento. Antes de ir para o time de vendas, o lead precisa ser qualificado minimanemte. Afinal, uma equipe de vendas tem dezenas de atribuições. Se ela precisasse trabalhar todos os leads sem qualificação ficaria bem complicado. Por isso, é necessário que o setor de marketing qualifique e nutra o lead antes de entregá-lo para o setor de vendas. Vamos definir cada etapa por partes:
- Lead:
Usuário, ou visitante, que decidiu de alguma forma (formulários, páginas, etc) deixar o seu contato dentro do site. O contato pode ser um e-mail, telefone ou algo do tipo. No momento que ele deixa uma forma de contato no site, automaticamente se torna um lead. O responsável, tanto por fazê-lo converter de visitante para lead, como por continuar o processo de qualificação, é o setor de marketing.
- Lead Qualificado:
Depois de certa pontuação, baseada em certas ações de conversão como: cliques e aberturas no e-mail, engajamento com a marca, e etc, o lead passa de comum para qualificado. A diferença nesse estágio é o que lead não só demonstra interesse e deixa suas informações, como ele interage com a marca, reagindo aos estímulos de venda. Normalmente quem ainda é responsável por ele nesse estágio, é o setor de marketing. Agora ele oficialmente virou uma oportunidade e precisamos manter os olhos nele.
- Oportunidade:
Nessa etapa o lead já está pronto. Você pode passa-lo para o setor de vendas para uma abordagem mais focada no fechamento da venda. Todo esse processo de qualificação é importantíssimo, não só para não saturar o setor de vendas, como para preparar o cliente, informando-o do seu produto e serviço. Com certeza ele estará mais preparado para efetuar uma comprar agora do que antes. Para te dar exemplos mais reais, vamos construir um mini-funil de geração de leads abaixo:

Nutrição de leads: Como transformar leads em potenciais clientes na prática.

Antes de tudo, defina claramente o seu produto e serviço. Monte um site responsivo, com um bom design, uma comunicação clara e uma navegação baseada nas necessidades dos usuários. Tenha em mente que o seu site é o começo de tudo. Sem ele você terá muito mais esforço para gerar oportunidades reais de vendas. Bem, já está com o site feito? Ok. Comece a gerar conteúdos interessantes para os seus clientes, como: whitepapers, e-books, blogposts e posts nas redes sociais. Independente do seu tipo de produto ou cliente, sempre gere conteudo original que seja atrativo e agrege valor à ele. Depois disso, comece a introduzir em certas páginas alguns CTAs (call-to-action), que são aqueles botões com estímulos como: "Clique aqui e baixe nosso e-book" ou "Cadastre-se em nossa newsletter". Esses CTAs serão os responsáveis por fazerem seus visitantes clicarem, e darem suas informações quando baixarem algum material ou se inscreverem em algo. Já com as informações deles em mãos, comece a nutri-los devagar. Aumente o volume de envios de conteúdo (gradativamente), sempre sendo interessante, analisando e testando o que está dando certo, ou não. Separe os leads qualificados (que reagem aos estímulos de uma forma objetiva), dos não-qualificados. Passe esses leads para o setor de vendas, e automaticamente os marque como oportunidade gerada pelo marketing. Pronto, você tem uma estratégia básica de geração de leads. Claro que existem outras ações e passos a serem feitos, mas inicialmente se você conseguir realizar apenas esses passos já será o suficiente para você começar a ver resultados (mesmo que mínimos)

Conclusão: Agora que você sabe o que são leads e sua importância, aplique essas dicas para começar a gerar leads para o seu negócio

Finalmente você sabe o que são leads! Agora é só correr para o abraço (ou melhor, para a qualificação) e pegar o máximo de leads possíveis com a sua nova estratégia. Tenha em mente que no começo pode ser difícil. Fatores como: você não conseguir gerar o conteúdo perfeito para o seu público-alvo, ou não conseguir estimula-lo a deixar o contato no momento da conversão podem te desanimar, ou parecer desacreditar a estratégia de leads.
Ciro Bottini: De locutor de rádio à apresentador nacionalmente conhecido. Conheça a história dessa lenda, clicando aqui! Guia completo sobre atendimento ao cliente: aprenda como atender o seu cliente de uma forma inesquecível!
Porém, com o tempo você agilizará o processo, e a sua geração de leads será parte focal da sua receita e novos lucros! O importante é acreditar na estratégia e sempre estar de olho no fluxo do seu site. Ficou com alguma dúvida, ou tem alguma sugestão sobre geração e nutrição de leads? Deixe seu comentário abaixo.

Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.