- Tecnologia
Sobre o instrutor:
Matheus Battisti é desenvolvedor Full Stack e ama trabalhar nesta área, pois oferece diversas oportunidades de aprender novas tecnologias todos os dias. Estuda constantemente visando aprimorar as habilidades e conhecer novas libs, frameworks, linguagens e novas tecnologias que chamam a atenção. Criador do blog e canal no youtube Hora De Codar, em que ministra cursos grátis de diversas tecnologias que foi utilizando e estudando durante a vivência na área. Tem o objetivo de capacitar quem deseja ser desenvolvedor/programador para o mercado de trabalho.
Sobre o curso Lógica de Programação com Python 3
Python é uma das linguagens mais versáteis, ela está presente em desenvolvimento web, desktop, mobile, data science, machine learning e muitas outras áreas!Por que não aprender esta linguagem e entrar no mundo da programação? Esta é a proposta deste curso: desbravar uma das linguagens mais utilizadas mundialmente, abordando todos os principais conceitos da programação como:
- algoritmos;
- lógica de programação;
- variáveis;
- estruturas de condição;
- estruturas de repetição;
- tipos de dados;
- introdução a orientação a objetos;
- e muito mais!
Mas não para por aí: você terá muitos exercícios, todos com resolução e explicação das melhores práticas, para poder entender como funciona o dia a dia de programadores experientes, ou seja, além da teoria de todos os tópicos essenciais para um(a) desenvolvedor(a), você também sentirá como é desenvolver sistemas na prática.
Então, se você quer aprender a programar em Python 3 do jeito certo, entender como os softwares que você utiliza são criados e ainda compreender de fato como a programação funciona, este é o seu curso!
Posso afirmar que este é o último curso de lógica de programação e algoritmos que você vai precisar, a metodologia orientada a situações reais e exercícios práticos promove o completo entendimento do aluno sobre o assunto, os tópicos abordados não serão aplicados somente para Python e sim para qualquer linguagem de programação, você vai levar o conhecimento para a sua vida.
Está pronto(a)? Te espero no curso para explorarmos Python juntos!
Para quem é este curso:
- Desenvolvedores iniciantes;
- Quem deseja entrar no mundo da programação;
- Quem quer aprender Python;
- Quem quer aprender a programar do zero;
- Quem deseja se tornar um desenvolvedor.
Requisitos:
- Força de vontade
- Ter um computador com Windows, Linux ou Mac e também acesso a internet
O que você aprenderá:
- Lógica de programação do básico ao avançado, com teoria e exercícios;
- Resolver algorítimos dos mais simples aos mais complexos;
- Programar em Python do iníco até os recursos mais avançados da linguagem;
- Criar softwares em Python;
- Criar projetos em Python.
Quem é o instrutor:
Matheus Battisti
Olá, eu sou o Matheus, desenvolvedor Full Stack e amo trabalhar nesta área que me oferece diversas oportunidades de aprender novas tecnologias todos os dias.
Por este motivo estudo constantemente visando aprimorar minhas habilidades e conhecer novas libs, frameworks, linguagens e novas tecnologias que me chamam a atenção.
Como acredito que conhecimento quanto mais se compartilha mais se têm, decidi dividir o que aprendi durante esse tempo na minha carreira profissional.
E foi então que nasceu a ideia do Hora De Codar, que hoje é um blog e um canal no YouTube, onde compartilho diversas tecnologias que fui utilizando e estudando durante minha vivência na área, e agora resolvi expandir meus cursos para o Qualifica, para alcançar o maior número de pessoas.
Meu objetivo é capacitar quem deseja ser desenvolvedor(a)/programador(a) para o mercado de trabalho. Como meu aprendizado foi semelhante, nada mais justo do que eu retornar da mesma forma. :)
Introdução
- Introdução e Apresentação do Curso
- Por que Python?
- Instalando Python
- Instalando VS Code
- Primeiro programa com Python
- Utilizando o interpretador
- Exercício 1
- Exercício 2
- Como tirar o melhor proveito do curso
Variáveis, Tipos de Dados e Operadores
- Introdução do módulo
- O que são variáveis
- Atribuindo valores
- Nomes válidos para variáveis
- Valores numéricos
- Valores Booleanos
- Operadores
- Operadores lógicos
- Expressões lógicas
- Variáveis com texto
- Exercício 3
- Exercício 4
- Exercício 5
- Exercício 6
- Exercício 7
- Exercício 8
- Exercício 9
- Acessando caracteres de string
- Concatenação
- Strings
- Manipulação de string
- Input de dados
- Conversão de dados
- Erro de conversão de dados
- Exercício 10
- Exercício 11
- Exercício 12
- Exercício 13
- Exercício 14
- Exercício 15
- Exercício 16
- Exercício 17
- Exercício 18
- Conclusão do Módulo
Estruturas de Condição
- Introdução do Módulo
- O que é lógica de programação?
- O que é algoritmo?
- Exercício 19
- O que é uma estrutura de condição?
- Conhecendo o if
- Exercício 20
- Exercício 21
- Exercício 22
- Conhecendo o else
- Exercício 23
- Exercício 24
- Estrutura de if aninhado
- Exercício 25
- Condicional elif
- Exercício 26
- Exercício 27
- Conclusão do Módulo
Estruturas de Repetição
- Introdução do Módulo
- O que é uma estrutura de repetição?
- A estrutura while
- Exercício 28
- Exercício 29
- Exercício 30
- Exercício 31
- A instrução break
- Exercício 32
- Exercício 33
- Repetições aninhadas
- A estrutura for
- Exercício 34
- Exercício 35
- Conclusão do Módulo
Listas
- Introdução do módulo
- O que são listas?
- Acessando e modificando elementos
- Percorrendo listas
- Exercício 36
- Exercício 37
- Cópia de listas
- Fatiamento de listas
- Exercício 38
- Quantidade de elementos na lista
- Loop baseado na quantidade de elementos
- Exercício 39
- Adicionando elementos
- Exercício 40
- Exercício 41
- Deletando elemento de uma lista
- Exercício 42
- Buscando itens na lista
- Exercício 43
- For com listas
- Exercício 44
- Função range
- Exercício 45
- Algoritmo de maior valor
- Exercício 46
- Listas dentro de listas
- Exercício 47
- Dicionários
- Exercício 48
- Verificando chaves
- Adicionando e deletando chaves
- Exercício 49
- Tuplas
- Conclusão do Módulo
Funções
- Introdução do módulo
- O que é uma função?
- Exercício 50
- Retornando valores
- Exercício 51
- Exercício 52
- Exercício 53
- Exercício 54
- Entendendo o escopo
- Função recursiva
- Parâmetro opcional
- Exercício 55
- Parâmetro opcional e obrigatório
- Função como argumento
- Exercício 56
- Sequência de parâmetros
- Exercício 57
- Funções lambda
- Modularização de código
- Exercício 58
- Gerando números aleatórios
- Exercício 59
- Conclusão do módulo
Introdução a Orientação a Objetos
- Introdução do módulo
- O que é Orientação a Objetos?
- O que são classes?
- O que são objetos?
- Exercício 60
- Criando métodos
- Exercício 61
- Exercício 62
- Herança
- Substituindo métodos
- Exercício 63
- Métodos mágicos
- Propriedades constantes
- Encapsulamento
- Deletando objetos
- Exercício 64
- Conclusão do Módulo
Manipulação de Strings
- Introdução do módulo
- Convertendo lista para string
- Checando início da string
- Convertendo string para maiúsculo e minúsculo
- Checando se existe uma palavra na string
- Contando número de ocorrências
- Encontrando palavra em string
- Dividindo string
- Trocando palavra em string
- Checando se string é composta por números
- Exercícios - String
- Conclusão do Módulo
Projeto 1: Jogo da Forca
- Apresentação do projeto
- Estrutura base do jogo
- Recebendo dados do usuário
- Condição de vitória e derrota por letra enviada
- Conclusão do jogo
Projeto 2: Relógio
- Apresentação ao projeto
- Construção do projeto
Fechamento e Próximos Passos
- Fechamento do curso